Os 6 estados mais violentos do Brasil, segundo o Atlas da Violência de 2023
Apesar de não sofrer com quase nenhum tipo de desastre natural, o Brasil não é considerado um país seguro para se viver devido à alta criminalidade que determinados estados apresentam.
Quando vamos fazer uma viagem ou nos mudamos para outro lugar, algo muito importante a se fazer com antecedência é pesquisar sobre o nível de segurança do local.
Apesar disso, muitos estados do Brasil sofrem com os altos níveis de violência, o que inevitavelmente prejudica a qualidade de vida de seus moradores, desafiando-os a viver em ambientes estressantes e perigosos.
6 es estados mais violentos do Brasil
No final do ano passado, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, junto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Atlas da Violência 2023.
O levantamento revela dados sobre a criminalidade no Brasil em 2021
Segundo o relatório, foram registrados 47.847 homicídios no país naquele ano, com uma média de 22,4 mortes a cada 100 mil habitantes.
Aqui, é Importante ressaltar que esses números não incluem homicídios cuja intencionalidade não pôde ser determinada.
Violência é um evidente problema social no Brasil – Imagem: reklamlar/Canva Pro/Reprodução
1. Bahia
Contrariando o que a maioria das pessoas acredita, o Rio de Janeiro não é o estado mais violento do país, apesar da falta de segurança que se alastra pela capital.
Na verdade, a Bahia tem o maior número de homicídios do Brasil, devido a brigas de facções rivais, assaltos e lutas por terras.
2. Rio de Janeiro
Os casos de homicídios no estado do Rio de Janeiro costumam ser altos por conta da violência urbana, concentrada na capital.
Muitos moradores relatam que veem cenas violentas diariamente em quase todos os lugares: praias, transportes públicos e até mesmo na região onde moram.
3. Ceará
Grande parte da violência nesse estado é explicada pela dificuldade de monitorar certas regiões do Ceará.
É fato que o policiamento não é suficiente na região, o que, infelizmente, é aproveitado por criminosos.
Assim como na Bahia, a violência rural é tão significativa quanto a urbana.
4. Pernambuco
Cinco entre as cinquenta cidades mais violentas do país estão em Pernambuco. Além de ter problemas semelhantes aos da Bahia e do Ceará, Pernambuco sofre com problemas históricos.
O que se sabe é que grandes famílias locais têm embates bastante violentos pelo controle da região.
5. São Paulo
O estado mais populoso do país também está nessa lista, afinal, não é segredo para ninguém que a violência urbana na capital e regiões metropolitanas é preocupante.
Muitas pessoas que moram ou que visitam o local sentem-se inseguras ao transitar pela cidade, com medo de que algo ruim aconteça, principalmente assaltos e furtos.
6. Pará
Além da violência urbana, o Pará sofre muito com problemas relacionados a brigas por terras, mineração ilegal e embates com povos nativos.
Por estar afastado do eixo Rio-São Paulo, também sofre com a baixa quantidade de policiamento, o que afeta diretamente a criminalidade.