Você sabia? ESTA é a verdadeira origem dos nomes dos dias da semana

O latim e a igreja católica têm parte significativa na decisão dos nomes escolhidos para os dias.

O calendário que usamos é o gregoriano. Ele tem sete dias durante a semana, sendo cinco dias úteis e dois dias do fim de semana. Embora esse seja o calendário utilizado há muito tempo, algumas pessoas ainda não entendem o significado da palavra “feira” nos dias da semana.

Calendário gregoriano tem origem católica 

O nosso calendário possui os dias contabilizados com o movimento do Sol, ou seja, é um calendário solar. É por meio dele que calculamos os dias, meses e anos, além de acompanharmos as mudanças de estação.

Quem desenvolveu esse calendário foi o Papa Gregório XII, na Europa, em 1582. Usado pela igreja católica para controlar os seus fiéis por medo de revoltas.

Gregório foi um dos responsáveis a nomear os dias da semana e incluiu o “feira”. Os nomes têm origem do latim e o significado também. E é daí que se explica o significado da palavra “feira” nos dias da semana.

O termo surgiu em 563 a.C., sendo usado apenas na língua portuguesa. Após decisão da igreja, os dias da semana receberam “feira” para homenagear o sacrifício de Jesus Cristo durante a Páscoa. Porém, o nome se manteve ao longo de todo o ano. A palavra “feira” fazia alusão aos dias de feriado e às feiras que aconteciam no período.

Existem várias outras formas de contabilizar os dias do ano. A maioria surge devido à importância do ser humano em acompanhar ciclos de plantio e colheita, além de notificar acontecimentos e comemorações.

O calendário judaico, por exemplo, contabiliza o novo ano em setembro ou outubro. Isso porque, dentro do Hashaná, os anos têm doze meses, porém possuem 353 dias ou 355. Já o ano bissexto tem um mês a mais e 383 ou 395 dias.

Alguns estudiosos afirmam que o calendário gregoriano excluiu cerca de dez dias após manifestações e protestos na Grã-Bretanha, pois os cidadãos acreditavam terem menos dias de descanso e muitos dias de trabalho.

você pode gostar também