Futuro sombrio: população global está diminuindo rapidamente, diz ONU

Relatório da ONU indica como será o crescimento populacional nos próximos anos.

O crescimento populacional tem sido amplamente discutido, uma vez que, nas últimas décadas, houve um aumento exponencial no número de pessoas no mundo. Recentemente, a população mundial atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas, e previsões sobre o futuro da população têm sido analisadas.

Dados da ONU mostram que a população mundial deve atingir cerca de 9 bilhões de pessoas até 2050. Esse número revela uma diminuição na taxa de natalidade, quando comparamos com o tempo para o crescimento de 1 bilhão de pessoas, que foi de 12 anos da última vez.

Foto: Reprodução

Países do continente africano, Ásia e América Latina, continuam mantendo um aumento do crescimento populacional. Mas até mesmo estes terão seu crescimento desacelerado, assim como já ocorre na Europa. Essa redução não é apenas uma hipótese, mas sim um fato. Contudo, como isso pode afetar a humanidade?

Impactos sociais e econômicos

Uma redução no número populacional pode causar efeitos na economia e, consequentemente, na vida das pessoas. Estudiosos e pesquisadores acreditam em dois cenários.

Um em que a redução populacional acarreta uma menor demanda por serviços e comida. Por outro lado, argumentam que isso pode gerar um grande impacto econômico pelo menor desempenho de papéis economicamente ativos.

Modelos que visam estimar o crescimento populacional, como o conhecido “Too Little Too Late”, que mostra uma alta na população ainda nesse século e reduzindo a partir do ano de 2100, não consideram aspectos essenciais para o crescimento da população. Como afirma Beniamino Callegari, um dos autores do relatório da ONU.

Nesses estudos, há a extinção da extrema pobreza até 2060. Mas sabe-se que mudanças demográficas dessa magnitude dependem de cenários incertos e ações a serem tomadas nos próximos anos.

Então, o que o relatório nos mostra?

Por fim, pode-se concluir com vista no estudo que, o número de pessoas ainda tende a aumentar, sofrendo um desaceleramento. Isso pode trazer tanto benefícios como impactos à economia mundial. Mas tudo isso depende dos caminhos que seguiremos.

você pode gostar também