Título de obra de Van Gogh é alterado por um chef de cozinha; entenda
Durante visita ao museu, o chef conseguiu identificar o erro em uma obra do pintor.
Obras históricas percorrem museus em todo o mundo, e aquelas feitas por pintores famosos costumam atrair a atenção das pessoas. Mas um raro incidente no museu em Amsterdã chamou a atenção dos apreciadores de arte. Saiba como um chef de cozinha renomeou a obra de Van Gogh.
Mudança na obra de Van Gogh
As pinturas normalmente retratam um momento real, e para isso podem apresentar elementos usados no dia a dia. O quadro “Repolhos Vermelhos e Cebola”, de Van Gogh, está exposto em um museu de Amsterdã, e um detalhe chamou a atenção de um dos visitantes.
A obra em questão é datada de 1887, mas recebeu o nome atual após a morte do artista, em 1928. Os responsáveis pela nomeação apontaram os elementos da pintura como repolho e cebola.
No entanto, um chef de cozinha renomeou a obra de Van Gogh. Ernst Dewitte visitou o museu e notou um erro no título da obra. Segundo ele, a pintura deveria se chamar “Repolhos Vermelhos e Alho”, porque ao lado do repolho havia alho em vez de cebola.
Além de chef, Dewitte começou a pintar há cerca de quatro anos. Ele teve que apresentar evidências às autoridades competentes para comprovar o erro. Combinando seus dois talentos, ele conseguiu mostrar a diferença entre alho e cebola em outras representações de Van Gogh.
Para corroborar com as descobertas de Ernst, a instituição solicitou o estudo de um biólogo, que confirmou a teoria do rapaz. Após um processo analítico, a instituição mudou o nome da obra em novembro de 2022.
Graças à cuidadosa visita do chef de cozinha ao museu, velhos erros puderam ser corrigidos. Ernst Devitte certamente não esperava mudar o título da obra de um artista tão famoso quanto Van Gogh.
Vincent van Gogh foi um importante pintor holandês e um dos maiores artistas do movimento pós-impressionismo. E ele só teve reconhecimento das obras após a sua morte, em 1890.