O verdadeiro formato da terra vai te impressionar. Veja as imagens

Afinal, qual é o verdadeiro formato da Terra?

6 séculos antes de Cristo, Pitágoras já defendia o formato esférico da Terra, mas foi somente nos anos 330 a.C que seu contemporâneo Aristóteles reuniu provas mais concretas, por meio da observação de Eclipses.

Leia mais: NASA e Nissan desenvolvem bateria de carro que carrega em 15 minutos

Ainda existe um seleto grupo de pessoas, os terraplanistas, que acreditam que o formato da Terra é plana, em formato de ‘‘disco’’. Também defendem que tudo não passa de manipulação de um plano conspiratório.

Pois é, se você também achou isso um absurdo, mas ainda tem dúvidas qual, realmente, é o formato da terra, acompanhe esse post que explicamos tudo direitinho de maneira rápida e fácil!

Qual o formato do planeta terra afinal?

A cosmografia, ciência astronômica que se limita a realizar uma descrição elementar do Universo, evoluiu muito com o passar dos anos. Dois séculos depois de Aristóteles consolidar as primeiras evidências sobre o formato da terra, o matemático africano Eratóstenes, de Cirene, realizou o cálculo da circunferência da Terra, com uma precisão impressionante aproximada, utilizando somente uma vareta e matemática.

Posteriormente, vários estudos aprimoraram e moldaram a nossa visão sobre a Terra e o Universo. Mas foi somente no século passado que o homem conseguiu, de fato, deixar a superfície e contemplar de forma inequívoca o formato da Terra. Que não é plana e nem esférica.

Os geógrafos denominam de geóide. É verdade que Pitágoras, Aristóteles, Eratóstenes e muitos outros não estavam completamente errados. Nosso planeta é uma massa disforme que, desconsiderando o relevo, não é uma esfera perfeita, por essencialmente dois motivos:

1) A força centrífuga gerada pela rotação da Terra é maior próxima à Linha do Equador, isso diminui a ação da gravidade nessa região do planeta, fazendo com que o globo terrestre seja levemente achatado nos pólos;

2) O interior do nosso planeta não é uma massa uniforme. Pequenas diferenças na composição, densidade da crosta e do manto da Terra produzem pequenas alterações na força da gravidade na superfície, fazendo com que o planeta tenha uma forma irregular e disforme.

você pode gostar também