Assim como os seres humanos, cachorros também sonham? Veja aqui!

Ciclo de sono da maioria dos mamíferos apresenta grande semelhança com o dos seres humanos.

Caso você tenha algum animalzinho de estimação, em especial um cachorro, provavelmente você já se deparou com um momento em que ele estava dormindo e começou a se movimentar ou balbuciar alguns latidos. Isso, na maioria das vezes, é visto como se ele estivesse sonhando.

Mas você já se questionou sobre como funcionam os sonhos para eles? Ou mesmo se os cachorros realmente sonham? É por isso que hoje trouxemos aqui algumas informações que a ciência possui acerca desse assunto tão desconhecido e, ao mesmo tempo, tão interessante.

Então, vamos nessa?

Afinal, o que a ciência diz sobre sonhos de animais?

Infelizmente, não há nenhuma informação concreta sobre o assunto, apenas especulações. No entanto, diversos testes feitos em animais, enquanto estavam dormindo, conseguiram comprovar que a grande maioria dos mamíferos possui um ciclo de sono semelhante ao do ser humano.

Diante disso, podemos inferir que, assim como nós, os cãezinhos também têm alguns estágios de sono. Em outras palavras, nossos animais também podem entrar em um sono profundo, etapa em que suas atividades cerebrais desaceleram e o momento ideal para “sonhar”.

Logo, assim como o ser humano, os animaizinhos também passam por um processo de recapitulação do que aconteceu nos dias anteriores por meio de “sonhos”.

Além disso, o tempo em que o animal sonha pode variar de acordo com o seu tamanho. Sendo assim, segundo os estudos, quanto maior for o porte dele, mais tempo ele passará sonhando.

Além do mais, estudiosos como a doutora Deirdre Barrett, psicóloga e também professora de Harvard, argumentam que não há nenhuma razão para acreditar que os animais não venham a sonhar com seus donos, uma vez que o ser humano também sonha com acontecimentos ou coisas que despertam seu interesse ao longo do dia.

Ela ainda acrescenta:

“Como os cães geralmente são extremamente ligados aos seus humanos, é provável que seu cachorro sonhe com seu rosto, seu cheiro, ou com te agradar, ou implicar com você.”

você pode gostar também