O seu é um deles? Descubra quais são os 50 sobrenomes mais raros do Brasil
No Brasil, existem sobrenomes registrados por menos de 20 mil pessoas. Isso é algo raro diante da magnitude e do tamanho da população.
Nome e sobrenome certamente são algumas das características que mais diferenciam as pessoas, especialmente aqueles bem peculiares, que parecem únicos no mundo ou escolhidos a dedo.
Se os seus dados de registro são comuns, com certeza você conhece alguém, da família ou não, que tenha um nome bem ‘diferentão’ ou cujo sobrenome é considerado raro no Brasil.
O nome em si tem um potencial de inventividade maior, pois trata-se de uma escolha dos pais antes de a criança nascer. É nessa hora que surgem as invenções mais variadas possíveis.
Já os sobrenomes seguem, geralmente, algo já estabelecido pela origem, pois trata-se de um nome familiar.
Um sobrenome raro, além de dar um caráter exclusivo à árvore genealógica de uma pessoa, também é capaz de revelar histórias fascinantes da formação do grupo familiar. É ele quem nos lembra, por exemplo, da riqueza e complexidade das nossas raízes.
Se você nunca foi atrás desses detalhes, com certeza já deve ter pensado sobre ou questionado alguém da família acerca da origem e do porquê do próprio sobrenome. Afinal, estamos falando da nossa história de vida.
50 sobrenomes raros no Brasil
Será que o seu nome de família é raro? Descubra! – Imagem: Reprodução
No Brasil, existem sobrenomes que foram registrados por menos de 20 mil pessoas. Isso é considerado algo extremamente raro, dada a magnitude e o contingente populacional do país.
Em um local com inúmeros ‘Silvas’, ‘Ferreiras’, ‘Souzas’, ‘Santos’, ‘Oliveiras’ e ‘Pereiras’, existem também aqueles que carregam um sobrenome diferente e pouco encontrado na multidão.
Foi pensando nisso que decidimos explorar a lista dos 50 sobrenomes mais raros do Brasil.
Confira abaixo a relação e descubra se o seu faz parte desse universo seleto.
- Viturino
- Portella
- Vitor
- Germano
- de Ribamar
- do Monte
- do Amparo
- Bernardino
- da Aparecida
- Natividade
- Mamede
- Eduardo
- Militão
- Carolino
- Gonzales
- Vilas
- Barreira
- Umbelino
- Mendonça
- Paranhos
- Joaquim
- António
- Catarino
- Portes
- Bruno
- Salazar
- Calado
- Pacífico
- Belchior
- Negrão
- Schultz
- Bacelar
- Manhaes
- Terto
- Filgueira
- Rochembach
- Castelo
- Louzada
- Camargos
- Watanabe
- Ruas
- de Luna
- Carreiro
- Pompeu
- Lucio
- LeBlanc
- Calisto
- Negreiros
- Nolasco
- Acosta