O segredo oculto de Stanley Kubrick em 'O Iluminado': uma mensagem subliminar para atingir Stephen King
'O Iluminado' é um grandioso clássico do cinema, mas esconde muitos segredos que talvez você não saiba!
O filme “O Iluminado” é famoso mundialmente, não apenas por ter se tornado um clássico do cinema, mas também pela conturbada relação entre Stanley Kubrick, o diretor do filme, e Stephen King, o autor da obra original.
A disputa pelo controle criativo foi tão intensa que Kubrick decidiu deixar um easter egg no filme, com um detalhe que só King conseguiria compreender.
O longa conta com inúmeros fãs, daqueles que sabem tudo sobre a história e todos os detalhes envolvendo a produção do filme. Porém, poucos se atentaram a essa parte da criação de “O Iluminado”, que chamou a atenção de muita gente quando foi descoberta. Confira o que Stanley Kubrick aprontou com Stephen King.
Foto: O Globo/Reprodução
Qual foi o easter egg que Kubrick deixou em ‘O Iluminado’?
Quando Stephen King soube que Kubrick estava interessado em adaptar sua obra, enviou-lhe um resumo do manuscrito de “O Iluminado”.
No entanto, o diretor não ficou satisfeito com alguns pontos da história e fez alterações significativas no enredo. Ele então contratou Diane Johnson, uma escritora especializada em literatura gótica, para reescrever a história para o cinema.
A versão de Kubrick desagradou tanto a Stephen King que o autor decidiu criar sua própria adaptação, em formato de série.
No entanto, ele não alcançou o mesmo sucesso do diretor de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Contudo, para quem conhece bem, sabe-se que a parceria entre King e Mick Garris foi uma forma de trazer a história de Jack Torrance da maneira que o autor da obra apreciasse.
Até hoje, os fãs debatem as pequenas mudanças e adições que Kubrick fez em sua versão do filme. Os entusiastas gostam de se envolver nesse conflito que provoca grandes debates até os dias atuais. Uma dessas alterações notáveis é a escolha da cor do carro da família Torrance.
No livro, Jack e sua família chegam ao Hotel Overlook em um Volkswagen vermelho. No entanto, no filme, o carro é amarelo. O mais intrigante é que, à medida que se aproximam do hotel, eles passam por um Volkswagen vermelho esmagado debaixo de um caminhão.
Foto: IGN/Reprodução
E é aí que o easter egg de Stanley Kubrick entra. Segundo informações, essa foi a maneira do diretor enviar uma mensagem a King, indicando que a obra agora estava sob seu controle e que ele havia deliberadamente despedaçado a versão original.
Ou seja, a briga dos dois foi muito além, de modo que ficou eternizada nas cenas de um dos filmes mais famosos do mundo.