Fim da dúvida: saiba quais vegetais precisam ou não ficar na geladeira
Conhecer as principais características de hortifrútis ajuda a armazená-las da forma correta.
Após a compra de verduras, frutas e legumes, sempre surge a dúvida de como armazenar esses alimentos sem perdas. A primeira ideia é sempre colocar tudo na geladeira, mas nem todos podem ser mantidos em baixas temperaturas.
Nesse sentido, entenda quais são os vegetais que precisam ser armazenados na geladeira e quais não devem ser colocados em refrigeração.
Melhor armazenamento para hortifrútis
Uma maneira de retardar o crescimento microbiano nos alimentos é a refrigeração. Porém, nem todos os alimentos reagem bem a temperaturas reduzidas, pois as suas características sofrem modificações. Sendo assim, saiba como armazenar frutas, verduras e legumes da forma correta:
Quais são os alimentos que precisam de refrigeração?
Uma estratégia utilizada no dia a dia é cortar frutas e verduras em pedaços pequenos e armazená-las na geladeira. Isso as mantém frescas, preservando seu sabor e valor nutricional.
Assim, após a compra e antes do armazenamento, a pessoa deve higienizar bem todos os alimentos de forma correta com água e hipoclorito de sódio. Em seguida, recomenda-se retirar as cascas e partes indesejadas antes de cortá-los em pedaços pequenos e armazená-los em potes de vidro ou saquinhos higienizados.
Essa é a forma de armazenamento mais recomendada para frutas como abacaxi, mamão, melão, uva, limão, laranja e morango. A maioria dos legumes e verduras também deve ser refrigerada para prolongar sua vida útil, especialmente após o manuseio ou corte.
Sobre a localização no refrigerador, o melhor é colocá-los na parte inferior, especificamente nas gavetas, pois elas não recebem muito ar frio.
Para evitar reduzir a crocância de alguns legumes, como a cenoura, você pode conservá-los em recipientes com água. Por outro lado, as folhas duram mais se forem lavadas, secas e colocadas em um pote hermético.
Quais vegetais não devem ser refrigerados?
As frutas que mantêm o seu amadurecimento não devem ser mantidas na geladeira. Elas são chamadas de climatéricas, e alguns exemplos são: banana, abacate, pêssego, goiaba, maracujá, pera, maçã e kiwi. Elas podem ser armazenadas em locais frescos com espaço entre elas.
Quanto às verduras e legumes, as baixas temperaturas devem ser evitadas em raízes e tubérculos, pois isso pode alterar suas propriedades organolépticas.