O que Bill Gates pensa sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA)? Veja

O que devemos esperar do Google e do Bing depois que eles integrarem a IA em seus mecanismos?

A inteligência artificial pode ser muito útil para o ser humano de diversas maneiras. Antes de irmos para o assunto principal, precisamos analisar algumas vantagens dessa tecnologia.

A IA pode automatizar tarefas monótonas, dando, assim, tempo e recursos para atividades mais importantes e criativas. Além disso, uma IA pode ajudar a resolver problemas complexos de forma mais rápida e eficiente se comparado aos métodos tradicionais.

Outra maneira pela qual a IA pode beneficiar o ser humano é através da personalização de serviços e produtos. Com a capacidade de analisar grandes dados de usuários, ela pode oferecer recomendações e sugestões altamente personalizadas para atender às necessidades individuais.

Em linhas gerais, a IA tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida humana em muitas áreas diferentes.

Como Bill Gates quer aproveitar a IA?

Todos esses benefícios já foram percebidos muitos antes de este texto ser escrito. O grande empreendedor Bill Gates, por exemplo, sinalizou muito antes de muitos conhecerem o famoso ChatGPT o seu interesse em associar a ferramenta ao buscador Bing, gerenciado pela Microsoft.

Como muitos ficaram sabendo, havia um enorme movimento da Microsoft em comprar a tecnologia da OpenIA para então aprimorar o buscador Bing. Mas as últimas notícias são de que houve alguns problemas relacionados ao assunto.

Não só a Microsoft 

É claro que não podemos nos esquecer de mencionar o Google, que levou um susto e tomou providências em relação a isso. Desde que o ChatGPT ganhou notoriedade e todos viram o interesse do Bing em integrar a ferramenta, a líder por anos em ferramentas de busca Google demonstrou preocupação, já que provavelmente iria perder o posto.

A providência que a Google tomou foi criar a sua própria versão do ChatGPT – o Bard.

Em meio a esse caos 

Deixando de falar um pouco sobre todas essas negociações, recentemente Bill Gates concedeu uma entrevista ao podcast “In good company”.

Na oportunidade, Gates mencionou o fato de que, mesmo que o Bard dê mais certo que o ChatGPT, a empresa Google com muita certeza terá grandes perdas em um futuro próximo. Isso porque a agilidade da Microsoft no processo de integração da inteligência artificial no Bing foi mais eficaz.

É claro que tudo isso não passa de suposições da própria Microsoft, pois ambos os lados, tanto o Bing como o Google, podem ter problemas em seus navegadores caso as inteligências deem respostas erradas aos usuários. Por isso, tudo está suscetível ao erro.

A fala de Bill Gates, quando afirma que o Google pode ter grandes perdas futuramente, diz respeito à principal receita dos buscadores: propagandas. Se não existem anúncios, logo não há retornos para a ferramenta de buscas, no caso o Google.

Se logo em diante a inteligência artificial evoluir e aprimorar os buscadores, como o Bing, “roubará” lucros da Google. Apesar da grande expectativa de Gates, hoje, o Bing gera apenas 10% daquilo que o Google ganha em receitas. Isso significa muito trabalho pela frente.

você pode gostar também