Meta não atinge expectativa e tem queda de 8% em seu lucro líquido

Este é o primeiro resultado financeiro após a grande mudança no marketing focando no metaverso

A empresa Meta, que controla as três maiores redes sociais do planeta, viu o lucro cair no último trimestre de 2021 em relação ao ano de 2020. A empresa obteve US$ 10,3 bilhões, uma queda de aproximadamente 8% no comparativo anual. Além disso, precisou gastar US$ 10 bilhões para construir o metaverso.

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Facebook projeta receita abaixo da expectativa

Eram esperados que a receita, nos três primeiros meses, atingisse US$ 30 bilhões, para começar o ano com o pé direito. Apesar disso, a meta foi com mais calma: o faturamento bruto deve chegar a US$ 27 bilhões. Em um bom cenário, poderá chegar até US$ 29 bilhões, o que ainda é muito abaixo do esperado.  Com o desânimo dos investidores, as ações da empresa afundou 22%.

Zuckerberg, CEO da meta, anunciou a desaceleração em uma conferência com seus investidores e explicou que o Facebook está perdendo usuários para competidores, entre eles, foi mencionado o TikTok, como um dos aplicativos que cresce exponencialmente e possui um recurso que compete com o Instagram: o Reels.

Mesmo com um forte concorrente, o Reels é o recurso que mais cresce e a empresa deve expandir outras ferramentas de monetização para os criadores em 2022. Na opinião do CEO, esse recurso não é tão atraente para os anunciantes, quanto o Feed e os Stories.

Metaverso será prioridade do Facebook em 2022

Mark citou um grande investimento que será feito em produtos de realidade virtual e aumentada, em preparação para o meta. O CEO lembrou dos resultados obtidos com o Oculus, aparelho da RV da companhia, chegaram a US$ 1 bilhão: “Pela primeira vez na história, o app do Oculus foi o mais baixado da App Store, marca atingida durante o Natal”.

Foi reafirmado projetos do Facebook para 2002: um headset de realidade virtual e o desenvolvimento do Project Nazare, os primeiros óculos de RV da empresa.

O Facebook Reality Labs permanece dando prejuízo para a empresa. Em 2021, a pasta que cria os produtos para metaverso obteve um prejuízo de US$ 10 bilhões de dólares.

Também foi explicado que o número de usuários que acessam às plataformas por dia/mês está com crescimento estagnado. Contabilizando os número das três redes sociais — Facebook, Instagram e WhatsApp — foram 1,9 e 2,9 bilhões de usuários ativos (DAUs) e mensais (MAUs) nos últimos três meses de 2021. Representa um aumento de 5% a 4% em relação a 2020.

O Facebook Family gerou uma receita bruta de US$ 32,7 bilhões, já o lucro líquido dos aplicativos alcançou 15,8 bilhões.

Facebook passou por turbulência ao mudar para Meta

A empresa anunciou o novo nome em outubro, mas a mudança veio sob escândalo de uma imagem e também muitas críticas. Uma ex-gerente da empresa, Frances Haughen, provocou uma crise de reputação severa à marca no episódio da Cambridge Analytica.

Uma série de documentos foram vazados e revelaram toda a dificuldade do Facebook de monitorar as fakes news e impedir as crianças e adolescentes de consumirem conteúdos sexuais, inclusive, também impedir tráfico humano.

“Firmar os pés na areia” foi a expressão utilizada por Mark Zuckerberg para os investidores sobre a situação da marca no ano de 2021. E completou: “2022 será a primeira página de um novo capítulo para a companhia”.

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