O que aconteceu com os brinquedos do Playcenter, parque de diversões icônico dos anos 70?
Saiba para onde foram as atrações icônicas do antigo parque Playcenter, que agora emocionam novos públicos ao redor do mundo.
O famoso parque de diversões Playcenter, que marcou gerações em São Paulo, fechou suas portas, mas seu legado vive em diversos locais. Lembrado por atrações emocionantes, muitas de suas estruturas continuam operando, levando nostalgia e diversão a novos públicos.
Localizado na Barra Funda, o parque deu lugar a prédios modernos. No entanto, a magia de suas atrações permanece viva, encontrando novos lares ao redor do mundo e no Brasil. Descubra onde estão algumas das mais memoráveis diversões que encantaram o público por anos.
Novos destinos das atrações
O Animália Park, em Cotia (SP), prepara-se para receber duas atrações queridas do Playcenter: a montanha-russa Splash e o barco Viking.
A partir de julho, essas atrações prometem trazer emoção e nostalgia aos novos visitantes, conforme anunciado pela assessoria do parque.
Já a montanha-russa alemã de duplo _looping_ Colossus, famosa no Playcenter desde junho de 1983, seguiu uma trajetória internacional.
Após sua venda para o Dorney Park, na Pensilvânia, o brinquedo retornou à Alemanha em 2008, integrando hoje o circuito europeu de feiras itinerantes sob o nome Teststrecke.
Antiga montanha-russa do Playcenter (Foto: Divulgação)
Por outro lado, a Super Jet, vendida ao Millenium Parque em 1996 e posteriormente ao Parque Mutirama em Goiás, enfrenta incertezas.
O Mutirama está fechado desde abril devido a irregularidades contratuais. Ainda não se sabe quando reabrirá ou se a Super Jet estará entre as atrações.
Atrações que permanecem no Brasil
A roda-gigante Gigantona, que encantou de 1993 a 1997, agora se reinventa no Hopi Hari, em Vinhedo (SP), como Giranda Mundi. Esse ícone de 44 metros continua sendo uma das grandes atrações do parque desde 1999.
Gigantona, antiga roda-gigante do Playcenter, agora faz parte das atrações do Hopi Hari, localizado em Vinhedo, município do estado de São Paulo (Foto: Divulgação)
Em São Bernardo do Campo, a Cidade da Criança mantém em operação duas atrações do Playcenter: o Frog Hopper e o Fire Chief. Desde 2012, essas atrações continuam encantando o público em seu novo endereço.
O Playcenter, inaugurado em 27 de julho de 1973, foi um marco na história de São Paulo, recebendo 1,6 milhão de visitantes por ano em sua vasta área de 85 mil m².
Embora suas portas estejam fechadas, suas atrações continuam a criar memórias inesquecíveis em novos lares.