O mistério de Harry Potter: por que os olhos do personagem não são verdes como nos livros?

Além de decisões de cunho criativo, outras questões foram levantadas a favor da mudança.

Desde a estreia da saga cinematográfica de “Harry Potter“, os fãs mais atentos notaram uma discrepância entre a descrição do protagonista nos livros e sua representação nas telas. Enquanto J. K. Rowling sempre deixou claro que Harry tinha olhos verdes como os de sua falecida mãe, Lílian Potter, nos filmes, o ator Daniel Radcliffe exibe olhos azuis.

A pergunta que persiste é: por que essa mudança ocorreu?

A resposta para essa questão é multifacetada e envolve tanto motivos de saúde quanto decisões de liberdade criativa por parte dos produtores dos filmes.

O desafio das lentes de contato verdes

Inicialmente, a equipe de produção dos filmes procurou manter uma característica física importante do personagem: os olhos verdes. Para isso, Daniel Radcliffe, que interpretou Harry Potter, deveria usar lentes de contato verdes durante as filmagens.

O objetivo era garantir que a representação do personagem fosse fiel ao que J. K. Rowling havia descrito em seus livros.

Imagem: Warner Bros./Reprodução

No entanto, essa tentativa se mostrou problemática para o ator. Daniel Radcliffe tem olhos naturalmente azuis e o uso das lentes de contato verdes causou uma reação alérgica incômoda.

Em entrevista à Empire, o produtor David Heyman revelou que as filmagens foram realizadas “de trás para frente”. Foi somente na última cena, quando Harry se despede de Hagrid na estação ferroviária, que perceberam a alergia de Daniel às lentes.

“Dan estava usando lentes de contato para que seus olhos ficassem verdes, mas ele teve uma reação alérgica a elas. Seus olhos ficaram muito vermelhos e inchados. Nós tivemos que retirar as lentes de contato. Até pensamos em deixar seus olhos verdes digitalmente, mas consideramos que não seria necessário”, contou Heyman.

A liberdade criativa e o olhar de Lilian Potter

Apesar do imprevisto com as lentes verdes, a mudança para olhos azuis acabou não sendo um grande problema. O portal Mental Floss explica que J. K. Rowling nunca especificou a cor exata dos olhos de Harry nos livros, ela apenas solicitou aos produtores que os olhos do personagem fossem da mesma tonalidade dos de sua mãe, Lílian Potter, que também tinha olhos verdes.

Diante disso, a equipe de produção optou por seguir a direção de Rowling, dando uma maior liberdade criativa à representação de Harry nos filmes. Os olhos azuis de Daniel Radcliffe acabaram se adequando a esse critério, permitindo que a característica herdada de sua mãe fosse mantida de maneira indireta.

Dessa forma, o icônico olhar de Harry Potter, um dos elementos mais marcantes de sua caracterização nos livros, ganhou uma adaptação cinematográfica que se mostrou não apenas respeitosa à obra original, mas também permitiu uma abordagem criativa ao longo dos oito longas-metragens da série.

Mesmo com essa diferença visual entre os livros e os filmes, a saga “Harry Potter” continua a encantar e cativar fãs de todas as idades, transportando-os para um mundo de magia e aventura. Nos filmes, os olhos do herói podem ser azuis, mas seu espírito é verdadeiramente inesquecível.

você pode gostar também