‘Boom’ dos jogos eletrônicos: entenda a razão por trás desse fenômeno

Você fazia ideia desses motivos?

O mercado de games vem recebendo cada vez mais atenção, principalmente nos últimos anos. Porém, muita gente se pergunta por que isso acontece, já que o videogame é algo que está aí há tanto tempo.

E apesar dessas dúvidas, o mercado mostrou que veio para ficar. Mesmo com uma grande volatilidade do setor, esse universo dos jogos deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos. O foco principal está nos grupos compostos por jovens e adultos entre 16 e 34 anos.

Só em 2022, a indústria de games faturou mais de US$ 196,8 bilhões, e a projeção mostra um crescimento ainda maior. Isso porque, segundo informações da PwC, a expectativa é que o setor alcance um faturamento de US$ 321 bilhões até 2026.

O Brasil faz parte desses números de alguma forma, já que é o país que mais consome jogos dentro da América Latina e o 13° maior mercado de games do mundo.

Os dados são da Newzoo, empresa global sobre videogames. Outro ponto que chama atenção é que, segundo a Pesquisa Game Show 2022, 74% dos brasileiros se mostram adeptos aos jogos.

O que se dá o sucesso do mercado de games?
Foto: iStockphoto

Vale a pena o investimento em jogos de videogame?

O mercado de games teve um grande avanço durante a pandemia, principalmente por ser uma forma de distração no período de isolamento social. E apesar desse crescimento, a área de jogos vai sofrer um ajuste, porém, seguirá sendo um grande investimento para quem gosta.

Marlon Glaciano, especialista em finanças e investimento, afirma para a Istoé Dinheiro que mesmo com a volatilidade do setor, o investimento nos games continua válido. Isso porque esse universo tem boas expectativas, principalmente para o futuro. Ou seja, se você gosta e quer investir na área, a hora é agora.

Entre as empresas que se destacam neste meio, estão a NVIDIA (produtora de GPUs), Blizzard, Take Two, entre outras. O foco nestas marcas se dá pelo destaque que elas ganham com os seus produtos e pelo grande interesse neste mercado.

E aí, você é do time que gosta de videogame ou daquele que não se arrisca nos jogos? Conta pra gente nos comentários!

você pode gostar também