O Hexa vem? Pesquisadores apontam Seleção Brasileira como favorita à campeã
Estimativa de estudiosos que usaram Inteligência Artificial aponta a seleção nacional como favorita à campeã da Copa do Mundo de 2022.
Já faz 20 anos desde que a Seleção Brasileira masculina de futebol levantou a taça de Campeã da Copa do Mundo. Desde então, a seleção nacional vem sonhando e lutando para conseguir repetir o feito por meio da conquista do hexa na competição.
Nos últimos anos, a Seleção Brasileira não tem tido grande destaque no campeonato. Em 2022, o elenco escalado pelo treinador Tite trouxe de volta a grande esperança do torcedor brasileiro de ver o Brasil avançar na competição e com grandes chances de chegar à final.
Essa positividade tomou conta do país e até a ciência está segura de que o Brasil será a seleção campeã deste ano. Isso mesmo!
Ocorre que um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras usou a Inteligência Artificial que estimou 1 milhão de possibilidades entre as 32 seleções para o resultado da Copa no Qatar.
A pesquisa revelou que a Seleção Brasileira é a favorita a conquistar a tão disputada taça.
Entenda como funciona a análise
A pesquisa analisa os dados da Federação Internacional de Associações de Futebol (FIFA), do Ranking Mundial Elo, avaliação do poder ofensivo e defensivo de cada time, valor de mercado e desempenho dos jogadores.
Na união desses dados, é desenvolvida uma formulação matemática estatística que quantifica os resultados das partidas da competição.
As simulações apontaram que o Brasil foi campeão 153.178 vezes, frequência de 15%. Colada na Seleção Brasileira temos a Argentina, com 12%; Bélgica tem 9% e França, 8%.
Com o início dos jogos da Copa do Mundo, os dados foram atualizados e atualmente consta: Brasil, com 16,6%, depois França (10,6%), Espanha (9,5%) e Inglaterra (9,3%).
Francisco Louzada Neto, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, e um dos coordenadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão, falou sobre a pesquisa que aponta o Brasil como campeão da Copa do Mundo de 2022:
“Nesta pesquisa, nossa Inteligência Artificial envolve modelagem estatística e computacional, que oferece capacidade à máquina de prever os resultados de cada jogo.
Com isso, simulando uma quantidade muito grande de campeonatos, podemos verificar o caminho das seleções do início ao final da copa. Esse tipo de trabalho mostra para a população várias informações sobre o campeonato e que devemos confiar na ciência para toda e qualquer atividade, incluindo esportes.
Além de modelagens para futebol, desenvolvemos também modelagem para acompanhamento de judocas, que podem oferecer a um treinador insights interessantes sobre como proceder com a prática para melhorar a performance de um atleta, por exemplo”, afirma o pesquisador.
Diante de tudo isso, ficamos na torcida de que os resultados da pesquisam sejam assertivos e o que o hexa da Seleção Brasileira seja finalmente conquistado!