O Facebook realmente chegou ao fim? Entenda os rumores
Muitos andam especulando que uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook, está chegando ao fim. Será?
O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo; no entanto, ultimamente, inclusive no período de pandemia, a plataforma teve um desempenho um tanto abaixo do esperado.
Por conta disso, muitos afirmam que a rede esteja passando por uma crise ou mesmo que as pessoas já não a usam mais com tanta frequência, como costumava ser.
Entretanto, é evidente que uma plataforma tão gigante tanto em fama como em usuários não deixaria que comentários assim continuassem circulando e resolveram dar algumas satisfações a respeito dos boatos.
Ainda assim, existem aqueles que preferem continuar com sua firme opinião de que a rede esteja perdendo seu lugar para outros colegas do meio como Instagram, Youtube, TikTok e Twitter.
O que não podemos negar é o império que o Facebook conseguiu construir. A plataforma tem 19 anos e um total de 2,9 bilhões de contas ativas. Frente a isso, será que mesmo assim a criação de Mark Zuckerberg chegou ao fim?
Analisando os fatos: seria o fim do Facebook?
É fato que as redes sociais criadas por Mark Zuckerberg têm passado por diversas atualizações, muitas vezes indesejadas pelos usuários, que não ficam nem um pouco satisfeitos com tantas mudanças.
Dessa forma, ao debater o assunto em uma conversa com as pessoas mais próximas de você, fica evidente que a maioria delas sequer se lembram de quando foi a última vez que acessaram a plataforma pela última vez, certo?
Contudo, “nem tudo que parece ser de fato é”. Aqui, no caso, esse bordão parece bem se aplica à situação atual do Facebook. Isso se dá porque, de acordo com o site StatCounter, o Facebook ainda continua liderando o ranking de redes sociais mais acessadas do mundo.
Tanto é que a plataforma teve, inclusive, um acréscimo de 4% no número de usuários desde 2021 para 2023 e 2% no número de usuários ativos mensalmente.
Uma empresa com aumentos significativos como esses, embora aos nossos olhos sejam pouco – estamos nos referindo a milhões de dólares –, não pode ser tão ruim quanto parece, não é mesmo?
Mas por que o Facebook parece ter sido ‘esquecido’ pelas pessoas?
O que tem feito as pessoas terem a sensação de que isso que está acontecendo é o comparativo do Facebook com as outras redes sociais, as quais, atualmente, aparentam estar sempre mais em alta do que a plataforma.
Enquanto as outras estão sempre em alta na boca do povo, o Facebook persiste em continuar agindo em silêncio. Podemos dizer que quem tem dúvidas em relação ao à influência e ao poder do Facebook não o conhece de fato.
Um exemplo disso é quando olhamos para o Instagram, que parece sempre estar no ápice, e paramos para observar que algumas de suas funções só funcionam corretamente se vinculadas ao Facebook. Isso significa que, consequentemente, você precisa de uma conta no Facebook para acessá-lo em determinadas ações nesse tipo de rede.
Curiosamente, criadores de conteúdo fazem os concorrentes e rivais do Facebook parecerem estar em uma vantagem muito maior, mas não podemos nos esquecer de que é ao Facebook que pertencem as maiores comunidades engajadas das quais temos notícias.
Em algum momento, muito provavelmente você já fez ou talvez ainda faça parte de algum grupo/comunidade da rede. Cerca de 1,8 bilhões de pessoas participam dos grupos do Facebook, e não estamos falando de grupos “mortos”, mas daqueles que são mais ativos.
Não só a pandemia contribuiu para a crise que ocorreu com o Facebook em 2021, outros fatores também acabaram tendo efeito negativo, como a guerra na Ucrânia ou a oscilação do euro. Mesmo assim, ela tropeçou, mas não caiu!
O Facebook, no entanto, aproveitou o momento de tensão para crescer, o que parece ser uma especialidade de Mark. Dessa maneira, a plataforma se adaptou e criou o Facebook Reels, já que a febre do momento são os vídeos curtos, rápidos, estratégicos, e engraçados.
Isso, com certeza, embora ainda seja difícil de sustentar, uma vez que estamos falando de uma cópia, não deixou de trazer mais usuários e mais atividades para a rede social.
2023 é o ano!
2023 é o ano em que Mark Zuckerberg pretende ser muito mais eficiente, já que seu lema deste ano é: O ano da eficiência!
Ele pretende otimizar os trabalhadores e a rede social, diminuindo o número de funcionários, sendo mais estratégico com assuntos relacionados às equipes e gestão e construindo ferramentas que estejam seguindo o padrão estipulado da vez: Inteligência Artificial.
Sabemos que Mark Zuckerberg não brinca em serviço, por isso, podemos não ouvir falar tanto do Facebook, mas devemos ter certeza de que ele está mais vivo do que nunca e que irá se adaptar ainda mais ao mercado para continuar mantendo seu posto de rede número um do mundo.