Influenciadores chineses ‘mendigam’ visibilidade nas calçadas de bairros ricos
Influenciadores chineses tem apelado por uma forma diferente e preocupante para conseguir um bom engajamento e chamar a atenção de pessoas ricas.
Influenciadores chineses têm chamado atenção nas redes sociais por fazerem de tudo e até se colocarem em situações embaraçosas para conseguirem ser famosos e ganhar dinheiro com isso.
A China é um país em que muitas pessoas colocam status financeiro à frente de seus interesses. Nem todos são assim, mas, no país, a grande maioria é. E nesse contexto, com os influenciadores as coisas não são diferentes.
É como se, atualmente, eles estivessem se empenhando por um ato de caridade dos moradores de bairros ricos.
A que ponto os influenciadores chineses chegaram?
Muitos influenciadores têm pegado as câmeras dos seus celulares, luzes e notebook e levado para os bairros mais ricos. E eles ficam lá, no meio da rua mesmo. Sentados nas calçadas, eles começam fazer lives ou produzir outras formas de conteúdo para suas redes sociais.
Isso pode parecer vergonhoso, e de fato é! Mas tudo isso tem o único objetivo: chamar atenção das pessoas mais ricas e, assim, persuadi-las a realizar doações.
A maioria dos influenciadores que tem se submetido ao que muitos andam chamando de “mendigação” é composta por mulheres jovens, que desejam mais dinheiro e visibilidade.
Por que escolhem as calçadas das ruas mais ricas?
O alvo tem sido as ruas com pessoas que possuem maior poder aquisitivo, pois as plataformas utilizadas para produzir conteúdo têm um algoritmo que atrai pessoas de acordo com a zona de transmissão dos conteúdos.
Ou seja, se as influenciadoras estiverem transmitindo seus conteúdos de uma zona mais abastada, então elas atrairão o público daquela região, ou seja, os mais ricos.
J/K What's going on is they are gaming the location feature. Streaming platforms allow users to search locally- wealthier neighborhoods mean much higher donations because of the perceived availability of the streamer. Also we just like groups and company- and they co-lab😁 pic.twitter.com/8LKMipfl1r
— Naomi Wu 机械妖姬 (@RealSexyCyborg) February 11, 2023
“A situação parece ser uma boa forma de ganhar dinheiro”, revela uma youtuber famosa na China, Naomi Wu, muito conhecida por produzir peças em 3D. Essa situação, no entanto, também é preocupante, pois parece uma verdadeira mendigagem por likes e dinheiro.
As influenciadoras estão implorando por esmolas de pessoas ricas e, principalmente, se submetendo ao perigo das ruas à noite para isso. Ao que se sabe, a maioria dessas influenciadoras já tem um trabalho, um lugar de onde podem tirar uma fonte de renda.
Para que possam se proteger, algumas delas acabam colaborando umas com as outras, às vezes, até produzem conteúdo em colab para que fiquem seguras, atraiam um público maior e evitem o assédio sexual das ruas.
Naomi, além de compartilhar o assunto na internet, ainda mostrou que, muitas vezes, os policiais chegam a pedir que as influenciadoras se retirem. Contudo, até o momento, ninguém foi preso por isso.
The income can be quite good- although most also have day jobs. Also it's not unsafe- so many live feeds a pervert would instantly be caught, sometimes police also, although the police might ask them to leave because of the singing they won't arrest them or anything like that. pic.twitter.com/6Vlz3MogD1
— Naomi Wu 机械妖姬 (@RealSexyCyborg) February 11, 2023
Embora a situação seja constrangedora e muito fora do comum por si só, essas influenciadoras conseguem atrair sim um público que realmente faça doações, como grupos importantes chineses ou empresas.
Dessa forma, os doadores fazem a felicidade de quem está nas ruas produzindo conteúdo.
Today's Taste of Cyberpunk:
Hard times for e-thots🥺 pic.twitter.com/iuz1Bi10uZ— Naomi Wu 机械妖姬 (@RealSexyCyborg) February 11, 2023