O Caos Perfeito: série da Netflix divide opiniões sobre Neymar
O documentário conta um pouco sobre a história e a vida íntima do jogador
Neymar é uma das figuras mais emblemáticas do esporte nacional. Ame ou odeie, o jogador de futebol movimenta milhares de interações nas redes sociais, desde curtidas a comentários, críticas e interações – muita vezes, um tanto quanto “agitadas” – entre seus próprios seguidores.
Leia mais: Cadáver: Filme de terror da Netflix que vai fazer você tremer de medo
Um de seus posts mais recentes é sobre a série da Netflix, que leva o seu nome: “Neymar: o Caos Perfeito”, lançada em 25 de janeiro de 2022. No post, que já tem quase 2.000 comentários, o jogador comentou: “agora é com vocês”. Com três episódios até agora, a série documental tenta contar um pouco mais sobre a história e a vida íntima de Neymar.
"eu lembro daquele dia e passa um filme na cabeça" quem nunca? 🤣 Obrigado a todo mundo que vive comigo o caos perfeito 🔥🎡. Ainda tem muita coisa pela frente! Haha Obrigado @NetflixBrasil #NeymarCaosPerfeito
— Neymar Jr (@neymarjr) January 25, 2022
Abordando a vida pessoal do craque, a produção explora a distância que o jogador acabou desenvolvendo entre ele e sua família, já que, desde seus 14 anos, vive uma rotina de viagens e de duras críticas esportivas. A produção mostra um pouco do peso que esses acontecimentos tiveram em sua vida emocional e profissional. Apesar de sensível, o documentário explora tanto os altos quantos os baixos da carreira de Neymar, abordando as polêmicas e as controvérsias.
O que não foi abordado em “Neymar: o Caos Perfeito”?
No entanto, alguns momentos definitivos da vida do atacante ficaram sem menção, como as acusações de abuso sexual que levaram a Nike a romper um contrato de 105 milhões de dólares, a conturbada saída do Barcelona e seu relacionamento com Bruna Marquezine, que chegou a durar seis anos.
Ainda não se sabe o motivo por trás daquilo que o documentário aborda ou deixa de abordar, isso está dividindo opiniões nas redes sociais. Segundo Bruno Maia, CEO da Feel The Match, “O que cada um pensa sobre o Neymar dificilmente será alterado pela série”. O executivo e autor do livro “Inovação é o Novo Marketing” afirma que as opiniões que estão movimentando são mais um reflexo daqueles que opinam do que sobre o próprio jogador.
Outras personalidades opinaram sobre essa repercussão
Lênin Franco, especialista em marketing e atual diretor de novos negócios do Botafogo, chama a atenção para o peso que a fama e a responsabilidade tiveram na vida de Neymar que, desde muito novo, passou a lidar com um reconhecimento inédito ao mesmo tempo em que se tornava o principal provedor de sua família. Segundo Franco, isso acabou, parcialmente, definindo a personalidade de Neymar que o público conhece hoje, tanto em suas partes controversas quanto no sentido de ser referência e inspirar novos jogadores.
Em pleno ano de copa, as críticas que a série naturalmente despertou são somadas ao fato de que o jogador nunca conquistou um título nacional de relevância, aumentando as tensões entre o povo e a imagem pública do jogador. Conquistar a Copa do Mundo, certamente, contribuiria com um viés positivo para o jogador, ainda assim, as opiniões seriam dividas, como apontou o diretor da SportBiz Consulting, Felipe Soalheiro.
Neymar em 2022
Seja qual for o resultado, neste ano de 2022, Neymar será constantemente visado pelos olhos e opinião pública. Só no Mundial da Rússia, em 2018, seu nome teve quase 3 milhões de interações nas redes sociais, de acordo com a empresa de monitoramento de redes Buzzmonitor Trends. Esse número tornou a alcançar a casa dos milhões quando Neymar jogou a final da Champions League.
Assim como esses dados apontam, no fim do dia, não importa muito se você o ama ou o odeia, é um fato de que Neymar está no consciente e inconsciente coletivo. Não só da população brasileira, pois há muitos anos o jogador já é um fenômeno global.
Neymar não coloca a si mesmo em voga, coloca também o Brasil inteiro em foco de investidores, empresas e patrocinadores. Talvez, isso seja algo que a Netflix não apenas comprovou com sua nova série, como também seja algo em que está apostando.