Nunca foram exatas 24 horas: cientistas revelam que duração dos dias na Terra parou de aumentar
Cientistas relevam o motivo para a duração dos dias do planeta ter sido alterada e falam sobre pausa inesperada.
Foto: Reprodução
A rotação da Terra sempre foi assunto de interesse para o ser humano e diferentes civilizações apontavam como isso aconteci, seja por observações ou por meio da religiosidade.
Na Idade Média, por exemplo, acreditava-se no geocentrismo, ou seja, de que todos os astros giravam ao redor da Terra. Isso mudou com Nicolau Copérnico, que apresentou que a Terra gira em torno do Sol.
Hoje, os cientistas podem acompanhar esse movimento com afinco, uma vez que ele influencia a vida de toda a humanidade.
Um desses estudos buscou compreender em quanto tempo a rotação do planeta acontece, de fato. Você sabia que atualmente o dia na Terra dura exatas 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos?
Se esse número parece estranho pra você, saiba que o tempo de rotação da Terra, que determina a duração dos dias, nem sempre teve o mesmo modo de medida que conhecemos hoje.
Sim! Os dias já foram mais curtos na Terra e se alongaram conforme o tempo passou. Descubra, a seguir, como isso se deu.
Dias na Terra duravam 19 horas
Imagem: Reprodução
Segundo cientistas, há bilhões de anos a rotação da Terra acontecia em um período muito mais curto. Conforme o estudo publicado na Nature Geoscience, há aproximadamente 2 a 1 bilhão de anos, o tempo de rotação da Terra era em torno de 19 horas.
Isso é anterior ao surgimento da vida celular na Terra. Por isso, para detectar essa informação, os cientistas utilizaram os ciclos de Milankovitch na órbita do planeta. Segundo o autor do estudo, Uwe Kirscher:
“Dois ciclos de Milankovitch, precessão e obliquidade, estão relacionados com a oscilação e inclinação do eixo de rotação da Terra no espaço. A rotação mais rápida da Terra primitiva pode, portanto, ser detectada em ciclos de precessão e obliquidade mais curtos no passado.“
No entanto, o tempo do período dia/noite foi se transformando ao longo dos séculos por conta da influência da Lua sobre a órbita da Terra. Dessa forma, os dias passaram a ter uma duração mais próxima das 24 horas que conhecemos atualmente.
Por meio das interações gravitacionais que ocorrem entre a Terra e seu satélite, a Lua, a velocidade de rotação da Terra diminui gradualmente e, assim, os dias aumentam.
Porém, a pergunta que fica é: os dias vão continuar aumentando?
Vamos ter dias de 25 horas na Terra?
Um estudo publicado na revista Nature Geoscience revelou que existiu um momento na história do nosso planeta em que os dias pararam de se alongar.
O fenômeno de interação da Terra faz com que a Lua se afaste do nosso planeta ao mesmo tempo que reduz a velocidade em que completa o seu giro.
Mesmo assim, o estudo revelou que o tempo de rotação da Terra não chegará a uma duração maior do que a que conhecemos. Então, muito provavelmente não haverá dias de 25 horas por aqui — pelo menos não tão cedo.