NUNCA faça isso no Airbnb: 6 coisas que podem te levar ao banimento na plataforma

O Airbnb atualmente é uma das maiores plataformas de locação do mercado. Por isso, ser expulso dela pode complicar muito a vida dos viajantes. Saiba como permanecer na plataforma.

Já sabemos que a tecnologia mudou completamente a forma como realizamos diversas tarefas do cotidiano, desde simples atitudes até as relações interpessoais e de negócios.

Com o avanço tecnológico, novos tipos de serviços surgiram, facilitando as várias áreas da nossa vida. Até mesmo o acesso à moradia e à locação de imóveis evoluiu, com apps como o Airbnb.

Esse serviço online oferece um modo mais prático e seguro de alugar uma propriedade, seja lá por quanto tempo for preciso. O Airbnb é muito conhecido, e ser um usuário da plataforma pode facilitar a vida de muitas pessoas. Por isso, o banimento pode ser extremamente preocupante e pode acontecer com qualquer um que não cumpra certas regras.

Airbnb pode banir usuários

Créditos: Dado Ruvic/Reuters/Reprodução

O aplicativo, disponível para Android e iOS, possui algumas normas que devem ser obedecidas. Assim, tanto o locatário quanto o locador estão expostos ao risco de banimento do Airbnb. Para que não ocorra esse tipo de situação com você, separamos algumas dicas úteis sobre o que não fazer na plataforma.

6 coisas proibidas no Airbnb

1. Quebrar ou danificar a propriedade

Esse talvez seja o motivo mais conhecido pelos usuários. Caso você estrague algo por acidente, é possível entrar em contato com o proprietário através da plataforma. Da mesma forma, se algo for percebido pelo proprietário após a estadia, ele poderá entrar em contato com o cliente.

O Airbnb oferecerá soluções ou restituições para o locador e, caso o dano tenha sido muito grave, o usuário poderá ser excluído do app.

2. Festas e eventos

Uma política do Airbnb é referente ao bem-estar social e convívio com a vizinhança. Por isso, fazer barulhos excessivos ou fazer festas e eventos que incomodem os vizinhos pode acarretar o banimento da plataforma. O proprietário que descumprir essa política também pode ter o anúncio excluído.

O serviço ainda usa métodos de análise para identificar locais de possíveis festas não permitidas. Assim, é possível impedir o aluguel antes mesmo do evento.

3. Cobrança indevida

É proibido que taxas adicionais aleatórias sejam cobradas dos usuários pelo locador. Qualquer cobrança deve ser informada no anúncio, sendo que apenas algumas específicas são aceitas, tais como: caução, como garantia por danos; taxa do próprio resort ou hotel; taxa de limpeza; taxas de manobrista e outros serviços opcionais.

4. Situações de perigo

Qualquer situação perigosa que parta tanto do locador quanto do locatário é punível com banimento permanente. Isso engloba o uso indevido do local, a presença de drogas, animais perigosos, incendiários ou qualquer tipo de agressão. O Airbnb aconselha o acionamento da polícia em qualquer um desses casos.

5. Avaliações ruins

Cada usuário passa por um sistema de avaliação, respondido tanto pelo hóspede quanto pelo anfitrião. Muitos comentários negativos ou uma média de avaliação muito baixa podem resultar na exclusão do perfil dessa pessoa.

6. Má conduta para/com outro usuário

A negociação entre os envolvidos no aplicativo deve ser respeitosa e atenciosa. Cabe ao anfitrião responder prontamente às dúvidas dos locatários.

Assim como cabe ao usuário detalhar as condições nas quais pretende alugar, cancelamentos sem motivo são tolerados apenas três vezes no período de um ano. Porém, taxas podem ser cobradas e, no caso de uma má conduta, o usuário é bloqueado permanentemente.

você pode gostar também