Nubank alerta: saiba diferenciar ligações verdadeiras de tentativas de golpe

Com frequência, golpistas tentam aplicar golpes em clientes da instituição. Banco reage e emite comunicado de alerta.

As tentativas de golpe estão cada vez mais diversificadas e complexas, inclusive usando o nome de instituições financeiras. O banco digital Nubank, por exemplo, tem sido alvo constante desse tipo de ação.

Clientes do banco recebem com frequência mensagens e ligações de golpistas que se passam por atendentes do banco. Em virtude dos métodos utilizados, está cada vez mais difícil identificar a veracidade ou não dos contatos.

Para contrapor esse cenário, o Nubank publicou no blog oficial um comunicado que esclarece as situações em que o banco pode entrar em contato direto com o cliente e deu dicas para diferenciar uma ligação verídica de uma tentativa de golpe.

Recebeu ligação do Nubank? Cuidado!

Clientes do Nubank são alvos frequentes de ligações e mensagens de golpistas – Foto: Reprodução

Assim como qualquer instituição financeira, o banco digital pode entrar em contato com os clientes em determinados casos, principalmente quando existe alguma dívida que pode ser negociada.

Uma coisa que precisa ficar clara é que o contato direto pode ser feito pelo Nubank ou por agências de cobranças parcerias. E ele pode acontecer de diferentes formas: ligação convencional, WhatsApp ou SMS.

O objetivo do contato, geralmente, é oferecer melhores condições de pagamento, levando em consideração o momento financeiro enfrentado pelo cliente.

Quando a ligação do Nubank é verdadeira?

O banco alerta que, em caso de ligação, ele jamais solicitará informações sensíveis do cliente, como senhas, códigos de autenticação, PINs ou números de cartão.

Fora isso, para diferenciar bem uma ligação legítima de uma falsa, saiba que o Nubank jamais pedirá para que você baixe aplicativos no celular, efetue transações ou pagamentos por telefone.

Uma dica importante dada pelo banco é que, em caso de dúvida, o certo a se fazer é desligar o telefone e entrar em contato com os canais oficiais.

A realidade demonstra que tem sido comum as investidas de golpistas que se passam por atendentes do banco na ânsia de obter dados sensíveis e aplicar fraudes.

É o chamado golpe da falsa central de atendimento.

Sinais de que uma ligação é falsa

  • Solicitação de dados confidenciais (senhas, códigos de acesso, números cartões etc);
  • Interlocutor que impõe senso de urgência e pressiona para que o cliente tome decisões imediatas;
  • Interlocutor que induz o cliente a fazer movimentações financeiras pelo telefone ou que exige confirmação de dados pessoais;
  • Inconsistências e erros de comunicação, como dados incorretos sobre a conta e linguagem pouco profissional.

Como se prevenir

  • A melhor estratégia é não fornecer nenhuma informação e encerrar a ligação;
  • Em seguida, entre em contato direto com o Nubank por meio dos canais oficiais (números estão no verso do cartão);
  • Jamais retorne uma ligação para o número que te ligou;
  • Por fim, monitore com frequência as movimentações bancárias da sua conta pelo app.
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