Novo selo da marca Stanley é criado para evitar falsificação de copo térmico

O copo Stanley viralizou e se tornou o queridinho entre os brasileiros. No entanto, o crescimento exponencial do produto também atraiu os olhares dos falsificadores.

O copo térmico da marca Stanley ganhou fama em uma velocidade incrível. O sucesso da marca foi tão expressivo que se tornou até meme na internet. Contudo, os proprietários da empresa responsável pela criação do produto precisaram desenvolver estratégias para contornar uma triste realidade no Brasil: a pirataria.

A Pacific Market International (PMI), proprietária da marca, tem investido fortemente em ações de prevenção à pirataria. A primeira delas foi a utilização de inteligência artificial para rastrear a internet em busca de anúncios de copos piratas que imitam o Stanley original. A pesquisa é realizada, principalmente, em e-commerces e redes sociais.

Essa solução mostrou-se relativamente eficaz, contribuindo para a eliminação de cerca de 65 mil links desde 2021, quando a IA começou a ser utilizada. Desse total, aproximadamente 15 mil foram apenas neste ano.

No entanto, isso não tem sido suficiente, e a pirataria do copo continua em alta.

Ainda na tentativa de conter a ação criminosa, a empresa contratou um escritório de advocacia no Brasil para fortalecer possíveis ações antipirataria em conjunto com o poder público. A ideia é que esse escritório realize todas as denúncias a partir de dossiês elaborados por eles, que reúnem informações sobre locais que comercializam as imitações do copo.

Foto: Stanley/Divulgação

Selo pode ajudar a conter ações criminosas

As imitações do copo Stanley têm feito tanto sucesso que a PMI decidiu ampliar ainda mais as tecnologias antifraude. O principal objetivo é conter possíveis danos diretos à empresa, uma vez que ainda não é possível calcular os impactos que os produtos falsos causam ao negócio.

Pensando em ampliar as formas de combater a pirataria, a PMI desenvolveu um selo anticópia. Essa é uma tecnologia criada pela SICPA Holding, uma empresa suíça especializada em tintas de segurança para moedas.

A medida já entrou em vigor e os próximos copos produzidos já virão com esse selo, que será visível tanto no interior quanto no exterior da embalagem, como no próprio produto.

Um dos selos presentes na caixa muda de cor, dependendo do ângulo em que se encontra. O outro, por sua vez, direciona o comprador para um aplicativo onde é possível verificar a autenticidade do produto. Embora o material se destrua quando violado, os selos suportam muitas lavagens e são resistentes a altas temperaturas.

A empresa alega que todos os esforços têm sido feitos a fim de acompanhar — ou ao menos tentar — a velocidade com que os criminosos evoluem quando o assunto é pirataria. Atualmente, as cópias são tão idênticas que é difícil saber qual é a original e qual não é. Por isso, segundo os representantes da fabricante, agora é a hora de investir em inovação para manter a qualidade do produto e combater a pirataria.

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