Novo RG: 11 estados já emitem o documento; veja quais
Saiba se o seu estado já está emitindo a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e solicite a sua.
Há algum tempo, o governo federal tem tentado implementar um novo modelo de identidade chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A nova carteira de identidade visa trazer ainda mais segurança, praticidade e integração aos cidadãos, uma vez que é integrado com vários órgãos públicos.
Mas você já sabe como solicitar o seu ou quais estados já estão emitindo o “novo RG”?
Pensando em elucidar essas e outras questões sobre a documentação, abaixo elencamos as informações mais relevantes sobre a CIN.
Confira as regiões brasileiras que já permitem a solicitação do documento.
O que é a CIN e quais são suas vantagens?
Nova carteira de identidade. – Imagem: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos/Reprodução
A CIN é um documento único que reúne informações de vários outros, como CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação e tipo sanguíneo.
Além disso, ela possui um QR Code e um chip com dados biométricos do cidadão, o que aumenta a segurança e dificulta fraudes.
Como se não bastasse, o novo documento também facilita o acesso a serviços públicos, como educação, saúde e assistência social, já que permite a integração entre os diferentes bancos de dados do governo.
Outra vantagem importante é que a CIN é válida em todo o território nacional e pode substituir o passaporte em países do Mercosul.
Como solicitar a CIN? Quais estados já emitem o documento?
Inicialmente, é importante destacar que não é necessário trocar de documento com pressa.
O Registro Geral, como conhecemos hoje, ainda será válido até o dia 28 de fevereiro de 2032. Isso permite que os cidadãos e órgãos do Brasil tenham tempo para se adequar à CIN.
Em relação aos estados que já emitem o documento, eles ainda são poucos, sendo apenas 11, já que o limite para que todos comecem a emitir integralmente a documentação está fixado para o dia 6 de dezembro de 2023.
Até o momento, os estados que oferecem a CIN são:
- Alagoas;
- Acre;
- Goiás;
- Amazonas;
- Pernambuco;
- Mato Grosso;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Rio de Janeiro.