Novo golpe via WhatsApp atinge quem recebe do INSS
Golpes cibernéticos vem tornando-se corriqueiros depois que a rede passou a ser protagonistas em transações bancárias. Entenda!
Com o advento da internet, da era da facilitação do acesso à informação e a programas, inevitavelmente, junto com os prós, concomitantemente, existem os contras. Golpes através das redes sociais tornaram-se corriqueiros no mundo contemporâneo visto que várias atividades bancárias hoje em dia são feitas pelo smartphone.
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Nesse sentido, o governo federal alertou para um golpe que tenta fazer as vítimas acreditarem que se trata de uma comunicação oficial da Helô, assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social.
Em vista disso, os golpistas usam o WhatsApp para obter dados privados dos beneficiários. Ou seja, os criminosos da rede utilizam a identidade visual da Helô como foto de perfil, alterando o nome do contato para “Central de Atendimento”, disponibilizando até números de protocolos para as vítimas na finalidade de tornarem o golpe mais realista possível.
O INSS alerta que os usuários devem bloquear imediatamente o contato caso receba esse tipo de mensagem, enfatizando para não fornecerem documentos, fotos e dados pessoais.
O INSS também disse que o bot jamais irá entrar em contato com qualquer beneficiário aleatoriamente para “conversar”.
“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, relatou o instituo. Caso o beneficiário caia no golpe, o INSS solicita o contato com a Ouvidoria pela internet ou pelo número de telefone 135.
Por fim, o INSS diz que a comunicação oficial só ocorre por e-mail e telefone. Devido à isso, o INSS reforça que os beneficiários necessitam atualizar seu dados de contato através do aplicativo Meu INSS ou pelo fone 135.
Desde sua criação, em maio de 2020, a Helô já fez mais de 37,5 milhões de atendimentos pela internet, de acordo com os dados do Governo Federal.