Novas regras para Oscar 2023

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas resolveu alterar as regras do Oscar 2023 visando uma disputa mais justa

Parece que agora é sério, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez a proibição de que filmes que foram lançados somente em streaming ou na TV não poderão competir ao Oscar em 2023.

Leia mais: Filme de Will Smith deve ser adiado devido a polêmica do Oscar

Essa nova regra foi divulgada no dia 18 de maio de 2022 e está presente no regulamento para a candidatura da 95ª cerimônia, que será realizada em 12 de março do próximo ano, o documento diz:

Filmes que, em qualquer versão, receberem sua primeira exibição pública ou distribuição de qualquer forma que não seja um lançamento em salas de cinema não serão elegíveis ao Oscar em nenhuma categoria”.

Em vista disso, pelo critério de elegibilidade, as produções até podem ser exibidas em serviços de streaming, todavia, devem estar em exibição, no mínimo, sete dias seguidos nos cinemas.

Além disso, também ocorreu mudanças na categoria de Melhor Canção Original, antes os filmes poderiam concorrer com até 5 músicas, no entanto, agora, somente serão aceitas 3 canções.

Outro ponto que a Academia destacou acerca dos filmes é que haja, pelo menos, uma sessão por dia em algum dos cinemas que foram selecionados pela organização em Los Angeles, Chicago, Miami, Atlanta, Nova York e na área da baía de São Francisco.

Destarte, a Academia ainda enfatizou que essas médias são um “esforço para manter um alto grau de justiça e transparência no processo de escolha dos indicados ao Oscar. Destacou que o descumprimento das novas regras pode resultar em desqualificação da produção e até suspensão ou expulsão da organização“.

você pode gostar também