Nova recomendação etária para jogos é proposta no Reino Unido

A sugestão é que durante as partidas os jogos confirmem se os usuários são maiores de 18 anos.

O assunto games e classificação etária, que está sempre nos noticiários, tomou novos rumos no Reino Unido. Uma nova recomendação pode fazer com que as empresas de games insiram checagens de idade no decorrer dos jogos.

Desse modo, essa medida tem como principal função a não exposição de crianças a conteúdos impróprios. Confira a seguir os detalhes da nova recomendação etária para jogos.

Incentivo à prática de outras atividades 

A nova recomendação para os jogos foi proposta no Gabinete do comissário de informação da região. Além disso, inclui sugestões para que os desenvolvedores encoraje os jogadores a fazerem outras atividades durante os intervalos dos jogos. Dentre ela, leitura de livros, atividades físicas rápidas, entre outros tipos de lazer.

O objetivo é que essas atividades possam ser acrescentadas à rotina diária das crianças, ajudando no desenvolvimento cognitivo, psicossocial e intelectual dos jogadores.

A nova recomendação vai fazer parte das regras que regulamentam o serviço digital para o público infantil, fazendo parte do código de crianças do Reino Unido. De acordo com as recomendações, o intuito é não pressionar a criança a continuar jogando. E isso deve ser feito sem dar a entender que ela pode perder algo caso pare onde está.

Entretanto, a nova medida deixa brechas, uma vez que não indica qual órgão será responsável pelas checagens e como deverão ser feitas.

O documento instrui apenas sobre as desenvolvedoras de jogos, no que se refere à identificação e ao relatório dos jogadores menores de 18 anos, bem como suas respectivas idades verdadeiras. Esses dados também podem servir de embasamento para estudos relacionados à mesma temática.

Além de poucos detalhes sobre as medidas práticas, o documento indica que as modificações devem ser feitas rapidamente pelas empresas e lojas digitais.

Pesquisas do ano de 2019 apontam que 93% das crianças do Reino Unido jogam games e dedicam três horas do dia a eles. Essa pesquisa serviu de embasamento para as novas recomendações propostas, que visam ao bem-estar dessa faixa etária.

você pode gostar também