Nome sujo? Começa HOJE o mutirão para renegociação de dívidas

Só no mês de janeiro, foram mais de 60 milhões de brasileiros endividados.

O ano de 2023 já está entrando em seu terceiro mês, e há muitas pessoas que ainda se encontram necessitadas em renegociar suas dívidas, a fim de aproveitar melhor o novo ano. Agora, isso será possível, mas somente durante o mês de março.

Isso porque um novo projeto foi lançado, referente à renegociação de dívidas, sejam elas devido a cheque especial, cartões de crédito e até mesmo consignado, isto é, o famoso empréstimo.

Essa, sem dúvida, será a oportunidade perfeita para muitos brasileiros aproveitarem para colocar em ordem a sua vida financeira. Então, se você é uma dessas pessoas que precisa de ajuda, fique atento às próximas informações que compartilharemos aqui.

Mas, antes de irmos ao que realmente interessa, é necessário destacar que, segundo um levantamento feito em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), mais de 60 milhões de pessoas encontravam-se endividadas no mês de janeiro de 2023.

Quais benefícios terei se renegociar minha dívida?

O mutirão de renegociação de dívidas foi um projeto desenvolvido por um determinado grupo de companhias que estiveram em parceria com o Banco Central (BC). Entre elas, estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. Tudo isso para que você possa alcançar os seguintes benefícios:

  • Aumento de prazos para completar o pagamento;
  • Diminuição de taxas;
  • Mudança nos termos de pagamento;
  • Mudança para outros tipos de crédito.

E se você quer ter algum desses benefícios, é bom conferir se o seu banco também está participando dessa renegociação. Para saber disso, basta conferir a lista oficial que foi disponibilizada no site da Febraban.

Uma busca pelo nome limpo

O processo para limpar finalmente o seu nome – se for o seu caso – se inicia ao entrar em contato com o banco em questão e questionar se há alguma possibilidade de renegociação de sua dívida. Caso haja uma proposta que seja acessível para você, um acordo será assinado.

No entanto, mesmo se a proposta não for boa, há a possibilidade de haver uma negociação para baixar os valores até chegar a um veredicto, isto é, uma conclusão ou acordo.

Contudo, é válido afirmar que se você está em um estado de superendividamento, é necessário buscar um órgão de proteção ao consumidor. Assim, você terá um apoio e poderá encontrar um valor ideal para quitar a sua dívida sem perder o dinheiro necessário para a sua sobrevivência.

você pode gostar também