Nintendo ganha novo sistema operacional quase 40 anos depois

Sem ninguém esperar, a Nintendo se pronunciou sobre um novo sistema operacional que passará a aderir em breve. Confira mais informações!

Nintendo Entertainment System (NES) ganhou um sistema operacional 39 anos após sua criação. Surpreendendo a todos, na última quarta-feira (5/10), o console da Nintendo divulgou sua nova interface gráfica da Inkbox Software e, agora, o chamado NESOS sugere uma nova experiência.

A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi em Kyoto, no Japão, como fabricante de um jogo de cartas chamado “Hanafuda”. Em 1969, o herdeiro da empresa, Hiroshi Yamauchi, decidiu expandir o alcance da empresa para o negócio de jogos. Literalmente, o termo “nintendo” significa “deixe o destino para o céu”, um ditado japonês.

Para quem não conhece a geração antiga, o NES é um console da Nintendo dos anos 1980. A operação do sistema consistia originalmente em dois aplicativos, a saber, um processador de texto e suas configurações; isso além de conter oito arquivos de 832 bytes com ponteiro, ícones móveis e cores de superfície para personalizar.

Certamente, o principal desafio para a Inkbox nessa atualização do NES foi sua memória. O NES é um dispositivo antigo com armazenamento e memória limitados e difícil de serem expandidos. Assim, o NESOS só cabe em 48K; portanto, os arquivos devem estar dentro de 2K de NVRAM para que só assim seja possível reter possíveis informações dos dados após desligá-lo. A memória gráfica foi um dos maiores desafios da empresa.

Uma outra mudança essencial foi a criação das sprites de formas maiores. Isso se dá pelo sistema que tem apenas duas sprites e consegue exibir no máximo 64 sprites de uma única vez.

Em conclusão, este é um projeto que só estará disponibilizado em uma ROM e somente será acessível por meio de um emulador. É bom salientar, também, que não será possível criar qualquer conteúdo grande no NESOS, pois sua memória não permitirá. Apesar disso, essa atualização visa à melhoria nas estabilidades operacionais, além de avanços na experiência do usuário dos games.

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