Você sabe quem inventou o DRONE? A resposta vai te surpreender!
Acredite ou não, mas Nikola Tesla, falecido em 1943, foi o primeiro a inventar e desenvolver um drone. Confira essa história!
Apenas em meados de 2013 houve a popularização dos drones no Brasil, mas estatísticas mostram que, em 2020, ao redor do mundo, foram vendidos em média 5 milhões desses aparelhos.
No entanto, especialistas acreditam que esse número será muito maior na próxima década.
Com isso, é possível afirmar que atualmente esse item é muito conhecido entre a população mundial, mas que houve uma época na qual as pessoas nem sonhavam com a criação desse projeto.
Isso aconteceu, no entanto, quando Nikola Tesla ainda estava entre nós e, acredite ou não, ele foi o primeiro a inventar e a desenvolver um drone.
Como tudo começou
No século XIX, os militares começaram a usar uma tecnologia a fim de conseguir controlar remotamente o tiro ao alvo, bem como ataques aéreos, treinamento, vigilância e negociação de reféns.
Mas foi somente nos anos 1990 que os militares dos Estados Unidos decidiram integrar a tecnologia dos drones ao seu dia a dia para que fosse possível realizar treinamentos práticos.
Para Tesla, o único grande desafio que ele enfrentou foi não pertencer ao período das máquinas, pois, na visão dele, os humanos deveriam dominá-las.
A impressão que a história transmite é de que Tesla já sabia o que aconteceria no futuro.
Certeiramente, ele acreditou que várias atividades feitas por homens poderiam acabar se tornando substituíveis. Mas, para ele, isso significaria o fim do trabalho escravo e a possibilidade de a humanidade “perseguir o que desejava”.
“Nesse exato momento, há cientistas trabalhando em laboratórios de universidades americanas para tentar criar uma ‘máquina pensante’. Eu antecipei essa inovação”, disse ele.
Era fácil para o inventor ver que as máquinas acabariam sendo o centro de tudo para os humanos, porém o único ponto que Tesla errou foi que, um tempo depois do que estava acontecendo, isto é, a guerra, todos os povos passariam a ser diferentes e a focar na educação.
A maior invenção
Era 1890 quando, finalmente, Tesla passou a se interessar ainda mais pela robótica e conseguiu desenvolver o que chamamos de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT). O equipamento nada mais era do que um drone em formato de um barco.
Ao descrever a função do novo projeto, Tesla alegou que seria uma ótima opção para utilizar durante a guerra, além de oportunizar a exploração de locais que não eram acessíveis naquela época.
Ele acreditava ter desenvolvido um robô que seria o substituto do homem na guerra, e que os países os enviariam para as linhas de frente.
Logo que conseguiu terminar o projeto, ele o exibiu no evento “Electrical Exhibition”, onde todos que tiveram o privilégio de ver seu trabalho ficaram assustados e surpreendidos devido a tamanha tecnologia.
Mas, graças ao desinteresse demonstrado pelos Departamentos de Guerra ou da Marinha, o projeto de Tesla acabou caindo por terra, e sua patente ficou inválida.
Já em 1916, finalmente, veio a proposta tão esperada: conseguir construir um drone automotor aéreo, porém acabou falhando.
O projeto só conseguiu ter algum efeito depois que a Primeira Guerra começou. Graças a ela, projetaram o primeiro torpedo sem piloto.
Foi então que, depois da Primeira Guerra Mundial, houve maior incentivo para as companhias desenvolverem projetos com base nessa tecnologia.