Deu ruim? Netflix põe em prática restrições de divisão de conta na Europa, mas há problemas
Na Espanha, as privações já geraram confusão. Saiba o porquê.
Durante anos, a Netflix permitiu que os assinantes compartilhassem suas senhas com pouca interrupção, acreditando que essa política poderia ajudar a estimular seu crescimento, tornando a Netflix disponível e agradável para mais pessoas.
No entanto, essa ideia se modificou de uns tempos para cá, já que a empresa comunicou ter tido tantos “rombos” que a impediu de investir em novos materiais. Agora, o streaming vem tentando incentivar mais assinaturas individuais e está determinado a impedir o compartilhamento e as senhas.
Até mesmo disponibilizou a opção de “transferir perfil”, para que os usuários possam migrar seus históricos, sugestões e configurações facilmente.
Após essas medidas, a empresa está começando a implantar novas estratégias para limitar as contas de modo a evitar o compartilhamento de senhas, já que concluíram que mais de 100 milhões de clientes espalhados pelo mundo compartilhavam contas.
A medida começou a ser testada no Canadá, na Nova Zelândia, em Portugal e na Espanha. Agora, os assinantes terão de pagar um valor extra caso queiram compartilhar a senha com alguém que não more na mesma casa.
No Canadá, o preço definido foi de 7,99 dólares canadenses; 7,99 dólares na Nova Zelândia; 3,99 euros em Portugal; e 5,99 euros na Espanha.
Mas como a Netflix sabe que há uma pessoa extra assistindo?
Agora, os assinantes terão de selecionar um endereço principal, o que faz com que você possa assistir em vários dispositivos desde de que estejam no mesmo endereço. Caso seja detectado outro local, é considerado extra.
Mas essas mudanças não começaram bem: usuários da Espanha no Twitter teceram longas reclamações sobre os problemas que estão enfrentando.
Muitos relataram que, mesmo que usem a Netflix em sua própria casa, só que em televisões diferentes, o streaming indica que a localização dos dispositivos é diferente, causando bloqueios indevidos de contas ou exigindo um pagamento extra sem justificativa.
Ou seja, esse é um bug de localização que está atrapalhando (e muito!) os assinantes. Por fim, no entanto, empresa ainda não se pronunciou sobre as reclamações.