Ninguém esperava um sucesso tão grande quanto o que o serviço de streaming Disney+ alcançou em 2020. Afinal, a Disney estava chegando, relativamente, “atrasada” numa competição há muito tempo já explorada por serviços mais antigos como a Netflix. Mas, afinal, quanto exatamente cada uma dessas plataformas cresceu no ano de 2020?
Leia mais: A tecnologia que promete revolucionar chegará ao país por R$250 mensais
Esses dados foram obtidos pelo ScreenRant através da ferramenta de análise Antenna Analytics, o relatório aponta que o mercado do streaming teve uma aumento de 37% no ano de 2020. Além de questões externas, sem ligação direta aos serviços, parte desse aumento pode ser, claramente, atribuído ao sucesso do Disney Plus, plataforma de streaming que exibe com exclusividade a idolatrada série de filmes de Star Wars, já que a Disney comprou a LucasFilms, antiga produtora da saga.
Além de todos os filmes de Star Wars, a Disney+ também conta com todos do universo cinemático da Marvel, investimento que evidentemente valeu a pena, já que a plataforma atingiu os 73 milhões de assinantes ao redor do mundo logo em seu primeiro ano de existência.
Isso veio com uma grande surpresa, que ultrapassou todas as expectativas, pois a projeção dos analistas era de que o serviço alcançaria a marca de 50 milhões apenas em 2022. Nos Estados Unidos, a Disney+ já é a terceira maior plataforma de streaming, ficando atrás da Hulu e da Netflix (que ainda mantém a liderança), mas superando serviços estabelecidos há muito tempo, como a Amazon Prime.
Apesar da Netflix ainda estar invicta na liderança de serviços de streaming da maior parte do mundo, caso o crescimento da Disney+ siga nesse ritmo, em breve, as plataformas podem estar em clima acirrado de competição. Com a promessa de vários lançamentos e originais da Disney+, é esperado que a Netflix “responda à altura” para se manter na liderança, investindo em novas produções que possam competir com a nova demanda pela plataforma da Disney.