Não tem pra ninguém: picanha brasileira recebe o título de melhor prato do planeta
Vatapá, escondidinho e tutu de feijão também se destacam entre os melhores, segundo avaliações dos usuários.
Na última terça-feira (12), o renomado guia gastronômico online TasteAtlas revelou seu aguardado ranking das 100 melhores comidas do mundo, e a picanha brasileira se destacou como a grande campeã.
Com uma avaliação estelar de 4,75 de 5 estrelas, a suculenta carne do Brasil superou pratos renomados globalmente, como o roti canai, da Malásia, e o phat kaphrao, da Tailândia.
Os melhores pratos do mundo
Além da carne brasileira, o guia, que se baseia nas opiniões de seus usuários, trouxe outras iguarias do nosso país para a lista das melhores.
O vatapá conquistou o 16º lugar, com nota 4,61, enquanto o escondidinho se posicionou em 58º (nota 4,52), já o tutu de feijão garantiu o 93º lugar (nota 4,49).
Para a elaboração do ranking, o TasteAtlas contou com mais de 270 mil avaliações, que sugeriram e abarcaram quase 11 mil receitas diferentes.
O site emprega um sistema meticuloso para identificar votos autênticos, o que garante a legitimidade dos resultados.
A avaliação média dos 50 melhores pratos de cada país também levou à divulgação do ranking das melhores cozinhas do mundo, e a Itália se destacou em primeiro lugar, graças à alta pontuação da pizza.
Já a culinária brasileira alcançou a 12º posição nessa classificação, o que mostra a relevância e a diversidade da gastronomia do país.
A picanha brasileira recebeu a nota de 4,75 de 5 – Imagem: Freepik/Reprodução
Confira abaixo os 10 melhores pratos do mundo, de acordo com o TasteAtlas:
-
Picanha (Brasil);
-
Roti canai (Malásia);
-
Phat kaphrao (Tailândia);
-
Pizza napolitana (Itália);
-
Guotie (China);
-
Khao soi (Tailândia);
-
Butter Garlic Naan (Índia);
-
Tangbao (China);
-
Shashlik (Rússia);
-
Phanaeng Curry (Tailândia).
Outros pratos brasileiros também entraram no ranking – Imagem: TasteAtlas/Reprodução
A picanha é um corte característico da carne bovina no Brasil. Sua origem remete à palavra “picana”, um termo em espanhol que designava uma vara com um ferrão na ponta utilizada para picar o gado na região lombar.
Esse corte é apreciado mundialmente por seus aspectos únicos e sabor inconfundível, o que o torna um símbolo da gastronomia brasileira e é agora celebrado como o melhor prato do mundo pelo TasteAtlas.