Nada de extensões: estes aparelhos domésticos devem ser ligados APENAS na tomada

Alguns aparelhos eletrônicos devem ser conectados somente à tomada para evitar sobrecarga e riscos à sua residência. Saiba quais cuidados tomar para manter a segurança.

Durante os processos finais de instalação das tomadas em uma residência, nem sempre conseguimos chegar a um resultado que supra todas as necessidades. Assim, ao longo do tempo, recorremos às extensões. No entanto, não são todos os aparelhos que podem ser mantidos nessa condição. Confira 6  eletrodomésticos que devem ser ligados somente na tomada.

Cuidados com eletrodomésticos

Mesmo quando a extensão é desenvolvida para receber diferentes aparelhos ao mesmo tempo, existem alguns que, quando conectados juntos, podem gerar uma sobrecarga, o que representa um sério risco para o ambiente. Saiba quais são os eletrodomésticos que devem ser ligados somente na tomada.

1. Ar-condicionado

Principalmente nas regiões mais quentes, o uso desse eletrônico é comum nas residências. Para refrigerar o ambiente, ele utiliza alta potência e, por isso, necessita de uma tomada única, preferencialmente sem adaptadores.

2. Aspirador

Esses aparelhos podem atingir 2.000 watts e, se conectados a alguma extensão, podem até causar curtos. Por isso, independentemente do tamanho, os aspiradores devem ser conectados diretamente à rede.

3. Geladeira

Somente com uma fonte constante de energia, a geladeira consegue manter todos os produtos na temperatura ideal. Assim, caso ela seja posta em uma extensão, pode não só ficar sem energia suficiente, como também interferir nos outros eletrônicos conectados.

4. Equipamentos para cabelo (Chapinhas e Secadores)

Para garantir o resultado desejado, alguns aparelhos  usados para modelar os cabelos precisam de maior flexibilidade. Assim, muitas pessoas, por não terem tomadas adequadas, utilizam extensões como uma opção. Porém, antes de conectá-los, é importante conferir a capacidade do fio extensor, de forma que ele consiga suportar o tempo utilizado e a carga.

5. Liquidificador

Algumas pessoas podem achar que esse pequeno aparelho não demanda muita potência, no entanto, ele atinge cerca de 1.500 watts, a depender da marca e das funcionalidades. Caso ele seja ligado a outros equipamentos por meio de uma extensão, há risco de incêndio.

6. Máquina de lavar

Esse equipamento utiliza alta potência durante o seu funcionamento e, por isso, se conectado a outra fonte de energia que não sejam as tomadas apropriadas, ele pode gerar uma sobrecarga.  

você pode gostar também