Mulher-Maravilha demonstra que compaixão é maior que mágoa; entenda

Apesar de toda rivalidade presente na relação das duas, a edição 792, demonstra uma heroína que leva em conta expressar virtudes além de justiça.

A Mulher-Maravilha, nos quadrinhos da DC, é capaz demonstrar o seu olhar além de suas próprias mágoas e preconceitos para ser sensível e identificar a verdadeira identidade dos que estão por perto, inclusive de seus inimigos, mesmo em relação aos que causaram a ela, no passado, alguma forma de dano grave. Esse fato é nítido em sua última parceria, quando ela salva Cheetah da prisão e oferece à inimiga um momento para se fazer as pazes no qual ambas puderam se reconciliar.

Uma das rivais mais antigas da Mulher-Maravilha, Cheetah, tem um relacionamento particularmente conturbado com Diana. Barbara Minerva já foi uma das amigas dela antes de ser amaldiçoada, porém a transformação mágica que ela também passou transformou  Cheetah em uma assassina violenta.

As habilidades de Cheetah incluem força, rapidez e as garras mágicas, as quais são a única vantagem em seus poderes por poderem danificar o corpo de Mulher-Maravilha. E embora essa se sinta frequentemente culpada pela transformação de Barbara, Wonder Woman também é a primeira pessoa que tenta impedir que Cheetah fira mais alguém.

A edição “#792”, de Becky Cloonan, Michael W. Conrad e Marguerite Sauvage, mostra a Mulher-Maravilha nas instalações da Cale Industries apenas para que os fãs descubram, com horror, que a empresa está testando a flor tóxica “Coração do Diabo” em animais, incluindo Barbara.

Depois de resgatar seu inimigo e destruir a instalação, a Mulher-Maravilha se recusa a abandonar a selvagem Cheetah, ficando com ela até que o Laço da Verdade possa ajudar Barbara a relembrar quem ela verdadeiramente é. Depois, a inimiga da Mulher-Maravilha veste um novo figurino e se une à equipe dela para contra-atacar aqueles que a capturaram.

A dedicação e o cuidado que Mulher-Maravilha demonstra a Cheetah quando ela é atacada pelo Coração do Diabo são de emocionar! Apesar de suas afiadas garras e de sua mordida, Diana vê Cheetah mais do que um animal ferido ou um monstro: ela vê a mulher dentro dela, amedrontada e com dor.

Assim, Mulher-Maravilha demonstra uma atitude que poucos heróis, inclusive as pessoas em geral, são capazes de ter. Essas virtudes de misericórdia e compaixão que Diana mostra a Cheetah lhe dão algo que é negado a muitos vilões: uma chance real de reabilitação e cura.

Em comparação, o Asilo Arkham do Batman, embora seja obviamente um lugar para tratar criminosos, está mais ligado a uma detenção, câmara de tortura, do que qualquer local verdadeiro para que eles sejam reabilitados.

Por fim, com isso, a Mulher-Maravilha “quebra” esses paradigmas e mostra que, além de uma lutadora temível no campo de batalha, são suas virtudes como misericórdia e compaixão que realmente transformam vidas, até mesmo as de seus inimigos.

você pode gostar também