Muito além do nível do mar: conheça 5 peixes que vivem na escuridão dos oceanos

Estes animais vivem em condições extremas e possuem características específicas para isso. Veja algumas imagens.

A Terra é um planeta com grandes dimensões, sendo ela coberta por 70% de água. Por conta dessa imensidão e de sua profundidade, os mares e oceanos ainda não foram explorados completamente.

Alguns animais que vivem muito além das profundezas são conhecidos pelos pesquisadores e já foram catalogados. Conheça a seguir algumas espécies de peixes do profundo oceano.

Animais adaptados

O fundo dos mares é um lugar que apresenta condições extremas de pressão e temperatura, podendo chegar a aproximadamente 4°C. Além disso, por estar a mais de 2 mil metros baixo da costa, a luz do sol não consegue alcançá-lo, o que torna o ambiente extremamente escuro.

Os animais que vivem nessa região são adaptados a essas condições para sobreviver. Conheça alguns peixes do fundo do oceano.

1. Melanocetus johnsonii

Esse é um dos mais famosos, pois apareceu em um filme da Disney, “Procurando Nemo”. Para atrair suas presas no escuro, o animal possui uma pequena lanterna na cabeça. Ele também é conhecido como o “pescador do mar profundo”.

2. Grammatostomias flagellibarba

Esse animal também possui um truque para atrair suas presas. Ele tem um filamento chamado “barbilhão” que produz uma luminosidade. A espécie é encontrada no Atlântico Norte.

3. Symbolophorus barnardi

Encontrado no Hemisfério Sul, a aproximadamente 1.500 metros no nível do mar, esse peixe é conhecido por uma de suas habilidades. Os órgãos localizados na sua cabeça possuem a capacidade de emitir uma forte luz, assim como algumas partes do seu corpo. Por esse motivo, ele é chamado de peixe lanterna.

4. Kryptophanaron alfredi

Esse animalzinho pode ser visto mais próximo à superfície, pois vive a aproximadamente 200 metros de profundidade. O mais interessante dessa espécie é que ela produz uma luminosidade que sai da cavidade ocular. O Kryptophanaron alfredi vive nos mares do Caribe.

5. Anoplogaster cornuta

Diferente do anterior, essa espécie vive em locais mais profundos. A região na qual ele habita está a 5.300 metros, o que dificulta o seu acesso a alimentos. Por esse motivo, o peixe-ogro, como é conhecido, se alimenta de restos de animais.

você pode gostar também