Mudança em campo no Brasil: futebol altera regra do pênalti

Após decisão do órgão internacional que regulamenta as regras do esporte, Brasil já está pronto para implementar a novidade.

O futebol brasileiro terá nova regra na marcação de pênaltis implementada pela International Football Association Board (IFAB), responsável pela regulamentação das regras na modalidade.

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou a mudança a todos os árbitros do país no último dia 9.

A partir de agora, quando um jogador de defesa do time adversário impedir o ataque dentro da área com a mão, mas de forma involuntária, ele não deverá ser punido com cartão, o que acontecia da nova regra.

Já quando houver impedimento voluntário da tentativa de ataque dentro da área com a mão, o jogador deverá ser punido com cartão amarelo.

Árbitros brasileiros já foram comunicados e instruídos sobre a mudança – Foto: Reprodução

Outras mudanças de regra no futebol

A IFAB mudou também regras sobre a invasão da área na hora que o jogador bate o pênalti. A situação ficou da seguinte forma:

  • No momento do pênalti, nenhum jogador do mesmo time que o cobrador poderá invadir a área para ter vantagem na disputa pela bola. Se isso acontecer, o juiz pode marcar tiro livre indireto;

  • Se a invasão dos jogadores ter efeito direto na ação e impactar o goleiro, de forma que o gol seja marcado, o juiz deverá repetir a cobrança do pênalti;

  • Os jogadores de defesa, e, portanto, do mesmo time do goleiro, também não poderão invadir a área antes da cobrança para ter vantagem na recuperação da bola. Se isso ocorrer, o pênalti será repetido.

Regras do futebol que foram mantidas

Apesar de tais alterações, permanece uma norma específica relacionada à marcação de pênaltis, e a IFAB fez questão de enfatizar isso. Ela se refere à seguinte situação:

  • Quando um jogador de defesa impedir o gol com a mão ou braço de maneira deliberada, dentro da área, ele receberá cartão vermelho.

Já no caso de impedimento do ataque, de maneira intencional, com a mão ou braço, fica como mencionado acima. O jogador será punido com cartão amarelo.

Quando começa a valer?

As mudanças nas regras do futebol começam a valer a partir de julho deste ano. Segundo a IFAB, no entanto, caso o calendário de campeonatos de cada país esteja prestes a começar, a aplicação delas pode ser antecipada.

No Brasil, por exemplo, as quatro divisões do Campeonato Brasileiro começam este mês. Com isso, a CBF optou por já implementar as mudanças e garantir a adequação.

Portanto, as regras começarão a valer neste sábado (13) para os novos campeonatos brasileiros.

Já nas competições em andamento, as mudanças serão válidas somente a partir da próxima fase. Isso se aplica, por exemplo, aos seguintes campeonatos:

  • Copa do Brasil (3ª Fase);

  • Copa do Nordeste (Semifinal);

  • Copa Verde (Final);

  • Feminino A1 (2ª Fase);

  • Brasileirão Sub-20 (2ª Fase);

  • Brasileirão Feminino Sub-20 (2ª Fase);

  • Copa do Brasil Sub-17 (Semifinal).

Com informações do portal CNN Brasil.

você pode gostar também