5 estrelas na Uber: motoristas dão dicas para obter nota máxima

Condutores também podem avaliar passageiros e dar notas a eles. Será que você é um bom viajante?

Atualmente, existe um grande número de pessoas que utilizam os serviços do Uber no cotidiano. O aplicativo trouxe mais praticidade para a vida dos brasileiros.

Além disso, esse trabalho também é uma importante fonte de renda para inúmeros profissionais que, ou perderam o emprego, ou optaram por se dedicar exclusivamente a isso.

Após cada corrida, a plataforma possibilita que profissional e passageiro sejam avaliados. Assim, o motorista recebe uma nota do cliente por meio de estrelas.

A pontuação máxima são cinco estrelas e a mínima é somente uma. Agora, os trabalhadores também podem fazer o mesmo com os seus passageiros.

Portanto, aqueles que desejam receber uma boa avaliação devem evitar comportamentos considerados ofensivos pelos condutores.

A seguir, vamos conferir algumas coisas a serem evitadas, segundo depoimentos dos próprios profissionais.

Como se tornar um passageiro cinco estrelas?

Página avaliativa disponibilizada pelo aplicativo – Imagem: Uber/Reprodução

Há alguns pontos considerados pela maioria dos motoristas de Uber. Vamos falar dos mais importantes. Lembrando que educação e gentileza são linguagens bem-aceitas universalmente.

Portanto, o ideal é sempre tratar todos com respeito, principalmente pessoas que estão lhe prestando algum serviço.

Não deixar o motorista esperando

A maioria dos parceiros da empresa reclamam dessa conduta e, dependendo da região onde o cliente mora, permanecer aguardando muito tempo no mesmo lugar expõe o trabalhador a criminosos que podem cometer assaltos e até levar o veículo.

Não abusar do serviço

É essencial que as pessoas entendam para que serve a plataforma, de modo a não cometer abusos.

Uma situação relatada por alguns motoristas é o caso de passageiros que pedem um carro para realizar as compras do mês, enchendo o bagageiro de itens que podem sujar o automóvel.

Cordialidade e respeito

“Se o passageiro está no local no período correto, se, dentro do carro, coloca o cinto de segurança, se é gentil e fala ‘boa tarde’, por exemplo, tudo isso faz ter uma melhor avaliação”, afirmou Wesley Bratifich, motorista por aplicativo há três anos em Florianópolis.

Os condutores relataram alguns comportamentos que costumam tirar pontos da avaliação, como pessoas estressadas apressando o trajeto e pedindo que o condutor realize manobras perigosas no trânsito.

Gratidão e reconhecimento

Gratidão é algo bom e todo mundo gosta. Conforme afirma Francivan dos Santos de 60 anos, que já atua como motorista de app há seis anos na cidade de Natal, o passageiro deve ser grato pelo trabalho prestado.

“Uma pessoa esqueceu uma bolsa pequena no carro em uma sexta-feira de carnaval. Outro passageiro encontrou e me entregou. Peguei e consegui devolver. Soube que na bolsa estava o salário todo da pessoa e um iPhone novo”, contou o motorista.

“Não fiz nada para receber algo, mas me deram uma gratificação. Esse é o verdadeiro passageiro 5 estrelas, é o que é agradecido”, conclui o profissional.

Como conferir as avaliações?

Para avaliar uma corrida, realizar uma reclamação ou acessar outras funcionalidades do sistema, é preciso ter o aplicativo instalado no celular ou então visitar o site oficial da Uber. Confira um passo a passo de como ter acesso às suas avaliações feitas:

  1. Na página inicial, clique na sua foto de perfil e acesse a alternativa “Configurações”;
  2. Depois, selecione a opção “Privacidade”;
  3. Clique no botão “Centro de Privacidade”;
  4. No menu “Quer ver um resumo do seu uso do app da Uber”, vá em “Ver resumo”;
  5. Role a página de resumo até encontrar a sessão “Ver minhas avaliações”;
  6. Na central de privacidade é possível acessar um resumo de dados, com número de corridas realizadas, pedidos do Uber Eats e estatísticas sobre a modalidade predileta do usuário.
você pode gostar também