Afinal, comer mortadela faz mal? Saiba como ela é fabricada e seus efeitos na saúde

Você sabe como é feito o embutido mais famoso do Brasil? Confira.

Um dos alimentos mais populares da culinária brasileira é a mortadela. Esse produto é amplamente visto nas mesas de praticamente todas as residências devido ao seu sabor amado e preço muito acessível. Ela é muito comum como acompanhamento e recheio de pães, mas também pode ser usada em receitas mais elaboradas.

Que essa iguaria é adorada e popular, nós já sabemos. Mas você sabe como se produz esse alimento e o que ele pode causar à sua saúde? Saiba que existem diversos tipos de produção, mas há padronização na fabricação que podemos lhe contar.

Processo de produção e o efeito da mortadela na saúde

O processo de fabricação da mortadela e os efeitos na saúde
Foto: Geff Filho/Shutterstock

A mortadela é um embutido, e como tal, é feita basicamente a partir do uso de diversos tipos de carne e cortes temperados e acomodados em tripas de animais ou sintéticas. Porém, há muitos outros processos no meio do caminho.

Primeiramente escolhe-se as carnes com base na qualidade e na finalidade do produto. Em geral, a carne suína é a mais utilizada, com a mistura de diversos cortes, e até mesmo a gordura se junta ao processo, visando a agregar sabor. Mas também é possível usar outras carnes, como a bovina, ovina ou até aviária.

Feita a seleção, inicia-se a moagem das peças, que se realiza de formas diferentes e de acordo com a textura que se deseja. Com isso, a tritura é temperada conforme o tipo de mortadela e misturada novamente.

Após isso, adiciona-se emulsificante para conferir homogeneidade, para então ser embutida nas tripas, como referido anteriormente.

Dependendo do produtor, a mercadoria, agora quase pronta, é cozida em forno ou defumada na madeira. Feito esse último passo, agora a carne é resfriada rapidamente, evitando proliferação de microrganismos, e armazenada para uso.

Mortadela faz mal à saúde?

Pesquisas e nutricionistas indicam que sim, o produto tem seus malefícios. Mesmo com um uso popular e o sabor que nos faz querer mais e mais, consumo em excesso pode gerar graves problemas.

Com a quantidade de gordura e colesterol presente nessa mistura, o índice calórico é extremamente alto. Por isso, o ganho de peso entre pessoas que a consomem é normal. Além disso, não se indica o consumo para aqueles com problemas cardiovasculares ou com colesterol alto.

Alguns tipos de mortadela ainda possuem aditivos maléficos à saúde. Por isso, opte por marcas confiáveis e de qualidade, pois o preço compensa. Embora a imagem dessa carne são seja a melhor, se consumi-la com moderação, não oferece mal algum.

você pode gostar também