Morre Roberto Guilherme, o eterno Sargento Pincel de ‘Os Trapalhões’
Roberto Guilherme, famoso pelo seu papel de Sargento Pincel em 'Os Trapalhões', nos deixou na manhã de quinta-feira (10), aos 84 anos. O ator lutava contra um câncer!
Roberto Guilherme, ator e humorista, morreu nesta quinta-feira (10) no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Ele fez parte do elenco de várias produções da TV Globo, onde ficou famoso por interpretar o Sargento Pincel em “Os Trapalhões”.
O ator tratava de um câncer há alguns anos, e estava internado na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.
A trajetória de Roberto Guilherme
O humorista nasceu em Ladário, Mato Grosso do Sul. Aos 18 anos, prestou o serviço militar e tornou-se sargento paraquedista.
Ele escreveu uma peça de teatro amador encenada no Olaria Atlético Clube, até que um dia um ator faltou e Roberto teve que substituí-lo, e foi ali que começou a sua carreira na televisão, pois um produtor viu a peça e o convidou para fazer um teste na TV Rio.
O ator foi para a TV Excelsior em 1963, onde conheceu o seu grande amigo Renato Aragão, e ambos chegaram a fazer dupla no programa “Praça da Alegria”.
“Os Legionários” estava entre um dos vários programas em que Roberto atuou na emissora, no qual interpretava um militar que não tinha nome. Mas foi na TV Record que ele viveu pela primeira vez o Sargento Pincel, no programa “Quartel do Barulho”, de 1966.
Roberto Guilherme chegou a ir, em 1969, para a TV Tupi. Porém, retornou à Record a convite de Wilton Franco para trabalhar no programa “Os Insociáveis”, de 1971 a 1974. O programa reunia no elenco Dedé, Didi, Mussum e a cantora Vanusa.
De acordo com a TV Globo, quando a trupe foi para a Tupi, e Zacarias ficou como o quarto integrante do grupo, surgiu “Os Trapalhões”. O humorista Roberto Guilherme, com personagens de apoio, também fazia parte do programa. A atração ficou no ar até 1976.
O ator atuou em vários projetos liderados por seu grande amigo Renato Aragão entre 1982 e 2013. Entrou para o “Zorra” em 2015, onde permaneceu até 2017.
Em 2018, no Multishow, “Treme Treme” e “Dra. Darci” foram os seus últimos trabalhos na televisão. Roberto Guilherme atuou em mais de uma dezena de filmes no cinema, sendo maioria deles ao lado dos Trapalhões.
A informação sobre a morte do artista foi confirmada pela família. No perfil oficial do seu Instagram, eles deixaram uma singela homenagem:
Roberto Guilherme também participou de programas como “Viva o Gordo” e “Balança Mais Não Cai” na TV Globo. Mas não há dúvidas que o ator ficou eternizado na memória dos telespectadores em “Os Trapalhões”.