Moedas esquecidas na sua carteira podem valer uma FORTUNA e você nem sabe
Há uma enorme quantidade de moedas espalhados pelo Brasil, mas algumas delas possuem um grande diferencial, o que as torna únicas e apreciadas pelos colecionadores.
Foto: Reprodução
Quando o assunto é colecionar algo, entramos em um campo consideravelmente abrangente, já que o assunto pode nos remeter ao colecionador de moedas, conhecido também como numismático, ou mesmo os colecionadores de selos, chamados filatelistas.
Hoje, nosso assunto será a respeito dos numismatas e do grande apreço deles ao colecionar moedas com defeitos ou de edições limitadas. O fato é que os colecionadores estão em constante busca por versões inéditas de determinada moeda ou objeto em um âmbito geral.
Quanto mais incomum e singular for a moeda, mais valiosa ela pode se tornar, o que significa que o numismata necessariamente desembolsará valores maiores caso queira adicionar determinado item à sua coleção.
Por que as moedas se tornam tão valiosas?
A valorização das moedas decorre de vários fatores. Para muitos, uma moeda com características diferentes pode não ser tão interessante, mas, para os colecionadores, é justamente isso que as torna ainda mais valiosas.
No Brasil, é possível encontrar moedas com defeitos de impressão, moedas comemorativas e moedas cunhadas para as Olimpíadas e outros eventos importantes.
Isso as torna diferentes das demais. Então, se você quer saber se sua moeda é ou não valiosa, precisará analisá-la bem e observar seus traços, pois, dependendo de quão diferente ela for, seu valor poderá ser considerado ainda mais alto.
Por onde posso adquirir moedas raras?
Se, por alguma razão, você estiver interessado em ser um numismata, uma das melhores formas de conseguir moedas consideradas raras é participar de leilões, tanto online quanto presenciais.
Porém, se você preferir, há também a opção de ir a lojas de colecionadores e, então, escolher a que mais lhe agrade. Há quem deseje, também, participar de eventos especiais promovidos por próprios numismatas, a fim de propagar ainda mais essa prática de coleção.
Porém, independentemente do local em que você adquirir sua moeda, certifique-se de que ela é realmente verdadeira e que não está sendo enganado. Sendo assim, analise os detalhes minuciosamente.