Mistério revelado: por que personagens de desenhos têm 4 dedos?
Apesar de popular, essa tendência diminuiu bastante na indústria ocidental de animações.
Animações clássicas da história da TV e cinema, como ‘Os Simpsons’ e ‘Pica Pau’ contam com grandes equipes por trás de seu desenvolvimento.
Isso envolve não apenas bons roteiristas e diretores, mas também ilustradores muito talentosos. Por conta disso, esses desenhos contam com características únicas e até estranhas, como as mãos com apenas 4 dedos.
Pode reparar: personagens icônicos, como Bob Esponja e Jerry não contam com o número real de dedos. Logo, desde crianças, muitas pessoas se perguntam por que eles não são desenhados da forma ‘correta’.
4 dedos na mão é coisa menos estranha que você pode encontrar em ‘Pica Pau’ – Imagem: Reprodução
Qual é a origem dessa tendência?
Para muitos desenhistas, independente do estilo de animação, a parte mais difícil de reproduzir é a mão humana.
Em alguns casos, é preciso anos de estudo de anatomia e técnicas de ilustrar, o que gera algumas soluções criativas. É o caso dos personagens com 4 dedos, que surgiram no início do século XX
Basicamente, quando os primeiros desenhos foram lançados na década de 1920, o objetivo era deixá-los mais arredondados. Para isso, utilizar apenas 3 dedos e um polegar se tornou quase uma regra entre estúdios de animação.
Claro, também é interessante apontar que, há cerca de 100 anos, esses personagens costumavam ser animais, como ratos e cachorros.
Como os bichos não contam com o dedo opositor, fazia mais sentido deixá-los com a mesma quantidade de dedos em suas patas. É o caso de Mickey, que acabou se tornando uma referência para desenhistas no futuro.
á em animações mais modernas, como ‘Os Simpsons’, essa também pode ser uma decisão produtiva, visto que é muito trabalhoso desenhar os 5 dedos em diferentes frames e perspectivas.
Toda animação segue essa regra?
Hoje em dia, o número de produções que segue essa regra tem diminuído cada vez mais.
No Brasil, por exemplo, desenhos modernos, como ‘Irmão do Jorel’, apresenta todos os seus personagens com a mão normal.
Já em outros grandes polos de animação, como o Japão, a técnica dos 4 dedos não era nem um pouco comum.
Para os especialistas em cultura japonesa, isso é resultado da associação entre a amputação do dedo mindinho e atividades de criminosos no país.
Além disso, a indústria de mangás contribuiu para o surgimento de mais desenhistas talentosos e que estudaram por anos a anatomia humana.