Ministra volta atrás e quer criar grupo para definir se eSports são ou não esportes
Em janeiro deste ano, Ana Moser disse não considerar eSports como categoria esportiva; agora, entretanto, ela estuda incorporar a modalidade.
No início deste ano, a nova ministra do Esporte foi responsável por uma polêmica envolvendo uma de suas falas. Nela, Ana Moser afirmou que os eSports não devem ser considerados esportes, pois não são imprevisíveis, inclusive desmerecendo o treinamento feito pelos jogadores.
De acordo com ela, até a Ivete Sangalo treina antes dos shows, portanto os eSports seriam apenas um tipo de entretenimento. Logicamente, qualquer um que conheça os eSports sabe que a fala da ministra não tem como estar mais errada.
Isso porque, mesmo que sejam programações, os games de eSports consistem em dinâmicas de equipes contra equipes, ou seja, há um fator humano envolvido.
Sendo assim, muitas personalidades envolvidas na área repudiaram as falas da ministra, inclusive Casimiro, do CazéTV, afirmando que a fala era “grosseira, grotesca e arcaica”.
Na ocasião, o youtuber fez muitas declarações críticas em relação à fala da ministra, e algumas delas podem ser vistas logo abaixo:
“’Ah, eu acho que eSports é batata-frita.’ Show! Mas tu reconhece a grandeza? Sabe do que está falando? Então beleza. Não foi o caso dela.
O comentário foi grotesco e grosseiro, na minha opinião, porque parecia que não sabia o que estava falando.
‘Ah, o eSports não é imprevisível.’ Não sabe o que está falando. Esse comentário, só esse, já é uma m****”, declarou Casimiro sobre a fala de Ana Moser.
Ainda apresentando grande insatisfação relacionada à fala de Ana Moser, o youtuber continuou:
“Uma outra frase que eu me lembrei agora que ela falou: ‘Ah, a Ivete Sangalo treina’. Pô, Ana Moser. Que comentário de tiozão, mano.
Daqui a pouco ela vai falar que a passista do Salgueiro treina também. E aí? Ela [ministra] é lendária, tem que respeitar, mas falou b****. Todo mundo fala.”
Novo posicionamento de Moser sobre os eSports
Mesmo que não tenha se retratado sobre sua fala, Ana Moser afirmou que a incorporação dos eSports como uma categoria esportiva estará em debate nos ministérios da República. De acordo com ela, isso deve ser realizado porque “este governo não tem posição definida [em relação aos eSports]”.
Portanto, o assunto deverá ser debatido por um grupo de trabalho interministerial a fim de que se encontre a posição dos eSports em uma área. No momento que isso ocorrer, os eSports poderão começar a receber financiamento público.
Além dessas questões, a ministra afirmou que os eSports necessitam de regulamentos, nesse caso, definidos pelo poder público.
Sendo assim, a posição da ministra aparenta ter passado de contrária para neutra, visto que ao menos admitiu com a ação interministerial não ter o conhecimento específico para lidar com a situação.