Meta avança com o objetivo de impedir golpes via WhatsApp
Novas políticas são incorporadas pela Meta para proteger os usuários.
A Meta, empresa proprietária do WhatsApp, tem tomado diversas medidas para garantir a segurança dos usuários de seu aplicativo de mensagens.
Como parte desses esforços, a empresa anunciou recentemente que uma nova política de segurança está em integração para evitar roubos de contas e outras atividades maliciosas.
Novas medidas do WhatsApp
A primeira decisão tomada pela Meta para manter o aplicativo seguro é que, a partir de agora, os dados do WhatsApp só poderão ser transferidos para outro dispositivo se for aceita a solicitação no próprio celular.
Isso significa que o usuário receberá uma notificação no celular atual sempre que houver uma tentativa de transferência de dados. Além disso, será necessário confirmar essa transferência.
Essa medida de segurança é importante porque muitos golpes que envolvem a clonagem de contas do WhatsApp acontecem justamente por meio do download de dados para outro dispositivo.
Além da medida de segurança em que só haverá o envio dos dados com a aceitação de uma solicitação no próprio celular, há implantação de outras medidas para garantir a proteção dos dados dos usuários.
Uma dessas medidas é a disponibilização do horário em que se realizou o download de dados. Ao aceitar a solicitação de transferência, todos os dados do celular antigo serão completamente excluídos. Assim, garante-se que não haja cópias dos dados armazenados em outro dispositivo.
Mas isso não será tudo. Isso porque, a partir de agora, o próprio aplicativo vai realizar uma averiguação para detectar se há algum malware presente no dispositivo. De acordo com as informações, não haverá a necessidade de ocorrer solicitação nesse processo, pois será automático.
Essa nova política é apenas uma das várias medidas que a Meta implementa para garantir a segurança no WhatsApp.
Além disso, a empresa tem trabalhado em outras iniciativas. Por exemplo, no uso de criptografia de ponta a ponta e na limitação do encaminhamento de mensagens para evitar a disseminação de notícias falsas.