Meta anuncia fim do Threads na Turquia; veja o motivo

Medida provisória do governo turco obrigou empresa a recuar e encerrar as atividades do app no país. Meta vai recorrer da decisão.

Um comunicado feito pela Meta na segunda-feira (15) pegou muita gente de surpresa. A companhia anunciou o encerramento das atividades do Threads na Turquia, a partir do dia 29 de abril.

A decisão foi tomada após a publicação da medida provisória editada por Rekabet Kurumu, que é a Autoridade de Concorrência Turca, conhecida como TCA, na sigla em inglês.

Pelo que se sabe, a finalização seria temporária e diz respeito somente ao Threads, ou seja, Facebook, Instagram e WhatsApp, as demais plataformas do grupo, seguem funcionando normalmente.

Medida provisória na Turquia

Threads foi lançado pela Meta em julho de 2023 – Foto: Reprodução

A ordem provisória emitida pela TCA proíbe o compartilhamento de dados entre o Threads e o Instagram.

Por meio de comunicado, a Meta informou que discorda da medida e que estaria dentro dos requisitos legais exigidos no país.

“A ordem provisória da TCA nos deixa sem escolha senão encerrar temporariamente o Threads na Turquia. Continuaremos a dialogar construtivamente com a TCA e esperamos trazer o Threads de volta às pessoas no país o mais rápido possível”, diz o comunicado da empresa.

Na medida, publicada 18 de março, a TCA avaliou que houve um abuso de monopólio da big tech no mercado interno do país. Tal conclusão foi resultado de uma investigação iniciada no final de 2023.

No entendimento da autoridade turca, o compartilhamento de dados entre o Threads e o Instagram pode “violar o direito da concorrência e causar danos irreparáveis” no mercado.

A medida tem caráter liminar e, por isso, tem validade até que uma sentença final sobre o caso seja expedida. A Meta já indicou que vai recorrer da decisão.

Ações anunciadas pela empresa

Enquanto isso, a ideia do grupo é adotar ações para minimizar o impacto da interrupção temporária do Threads na Turquia.

Uma das ações será notificar os usuários do Threads, informando sobre a decisão, antes da data de início do encerramento.

Com isso, todos terão a opção de desativar os perfis, mantendo os dados intactos, ou excluí-los de maneira permanente.

A desativação, nesse caso, torna-se uma opção interessante, pois ela permite que os usuários recuperem o perfil, com todos os dados possíveis, assim que o Threads voltar a operar na Turquia.

Presença da Meta na Turquia

Essa não é a primeira vez que a Meta é alvo de alguma ação contrária por parte do governo turco.

Em outro caso, a empresa chegou a ser multada em 4,8 milhões de liras (equivalente a US$ 148 mil) por causa de uma notificação enviada aos usuários sobre compartilhamento de dados.

A autoridade do país entendeu que a mensagem que se referia a dados compartilhados entre Instagram, Facebook e WhatsApp não era transparente o bastante.

Com informações do site Olhar Digital.

você pode gostar também