Threads em queda: números revelam o FRACASSO da concorrente do X

Threads chegou para abalar, mas parece que não cativou o público

Dois meses após seu lançamento, o aplicativo Threads, uma tentativa da Meta Platforms de competir com o X (ex-Twitter), está longe de atingir suas metas ambiciosas no Brasil e no cenário global.

Apesar de um impressionante início com 100 milhões de usuários, nos primeiros cinco dias após o lançamento em 5 de julho, o aplicativo não conseguiu ganhar tração, revelando números decepcionantes, de acordo com a consultoria Bites.

Reprovado pelo público

Imagem: Shuttestock

Aqui estão os números que pintam um quadro sombrio para o Threads:

  1. Interesse no Google: em todo o mundo, a busca por informações sobre o Threads no Google é 21 vezes menor do que para o Twitter (atualmente conhecido como X). Isso significa que a plataforma de Elon Musk ainda mantém uma vantagem considerável em termos de atenção dos usuários em comparação com seu concorrente lançado pelo Facebook/Meta. No Brasil, essa diferença é de 13 vezes a favor do Twitter.

  2. Presença nos celulares: no Brasil, apenas 5% dos usuários de smartphones adotaram o Threads em comparação com os impressionantes 22% que usam o Twitter.

  3. Usuários ativos: o Threads conta com 806 mil usuários ativos por dia no Brasil, enquanto o Twitter (X) ostenta 6 milhões, o que é uma disparidade significativa.

  4. Engajamento: os usuários do Threads fazem, em média, duas sessões por dia no aplicativo no Brasil, enquanto os usuários do Twitter têm uma média de 16 sessões diárias. Além disso, o tempo médio gasto por pessoa no Threads é de apenas 1 minuto e 50 segundos em comparação com os impressionantes 35 minutos no Twitter (X).

O Threads é um serviço de rede social criado pela Meta Platforms, proprietária do Instagram, e visa funcionar como um complemento à plataforma de fotos e vídeos. Para utilizar o Threads, os usuários precisam ter uma conta no Instagram. O aplicativo permite que os usuários compartilhem textos, imagens e mensagens.

Vale a pena notar que, após a aquisição do Twitter por Elon Musk, os funcionários da Meta Platforms discutiram a expansão do Instagram Notes, um recurso de texto planejado para o Instagram. Além disso, também houve debates sobre a criação de um aplicativo separado com foco em texto.

O desenvolvimento do Threads começou em janeiro de 2023, conhecido internamente como “Projeto 92”. Detalhes sobre o Threads foram revelados em março, e o aplicativo foi disponibilizado na Apple App Store em 3 de julho, com o lançamento oficial ocorrendo em 5 de julho.

Apesar das altas expectativas iniciais, o Threads enfrenta desafios significativos à medida que tenta competir com gigantes estabelecidos das redes sociais, como o Twitter. Portanto, a Meta Platforms terá que repensar sua estratégia se quiser alcançar o sucesso almejado para o Threads no futuro.

você pode gostar também