Ciência comprova a veracidade da impressionante ‘memória de elefante’; saiba mais
Conheça a história de Joyce Poole e saiba mais sobre as provas de que elefantes de fato são extremamente inteligentes.
Quando dizem que elefantes têm uma memória boa, muitos duvidam, mas não tem nada de mito nisso! Já foi comprovado que os elefantes têm uma memória notável, acumulando conhecimento social e ecológico, lembrando-se de cheiros e sons de outros indivíduos, rotas migratórias, lugares especiais e habilidades aprendidas.
Existem alguns relatos de histórias verdadeiras de elefantes lembrando-se de pessoas com quem conviveram, mas que não viam há anos.
Elefantes se lembram de eventos passados por muitos anos
Joyce Poole tem sua própria experiência com a memória extraordinária desses gigantes da natureza. Em meados da década de 1980, ela desenvolveu um relacionamento especial com um jovem elefante chamado Vladimir.
Quando ela parava seu carro para falar com ele, ele vinha até a janela dela e deixava que ela tocasse seu nariz e suas presas. Ao longo de cinco anos, eles interagiram dessa maneira provavelmente de oito a dez vezes.
Depois de 1991, eles não se viram por 12 anos. Quando ela o viu novamente, em maio de 2003, ele era um adulto de 34 anos, por isso, ela teve dificuldade em reconhecê-lo. Mas a maneira como ele se moveu expôs que ele era um velho amigo.
Ela parou o carro (um carro que era novo para ele) e conversou com o animal. Ele saiu de sua rota, caminhou até ela, deu a volta no carro, caminhou até a janela e deixou que ela tocasse seu nariz e suas presas, assim como acontecia há 12 anos.
A estrutura cerebral única dos elefantes pode permitir que eles realizem esses impressionantes feitos de memória e cognição. Uma série de estudos de Bob Jacobs, professor de Psicologia especializado em neurociência no Colorado College, mostrou que os neurônios corticais em elefantes são distintos daqueles de outras espécies inteligentes.
A memória torna-se especialmente importante durante as secas. Um estudo de 2008 na revista Biology Letters observou que manadas de elefantes e matriarcas mais velhas sobreviveram a secas anteriores e conseguiram trazer seus rebanhos para a água – presumivelmente uma reminiscência de como os rebanhos de elefantes sobreviveram a secas anteriores.
Costuma-se dizer que os elefantes nunca esquecem. Ou que alguém tenha a memória de um elefante. Isso é real? Sim, suas memórias são impressionantes, mas os elefantes são mais espertos do que isso.
Além de suas memórias impressionantes, eles também têm uma inteligência notável que pode ser usada para criatividade, interação social e gentileza. Então está mais que óbvio que a extraordinária memória dos elefantes foi cientificamente comprovada.
E aí, você sabia disso? Agora já sabe que a expressão “memória de elefante” é completamente correta quando queremos dizer que alguém tem boa memória, né?