Mc Donald's e Wendy's são processados por motivo curioso, mas vencem processo
Consumidor denunciou tamanho do produto consumido, alegando ser menor do que o mostrado nos anúncios. Mas como essa comparação foi feita, afinal?
O Mc Donald’s e o Wendy’s, outra hamburgueria no mesmo estilo, venceram uma ação judicial um tanto quanto curiosa. O caso foi denunciado por um consumidor que alegou ter comido os hambúrgueres menores, mas se desenrolou a favor das lanchonetes.
Entenda como foi se deu o processo.
Imagem: Reprodução
Entenda como tudo começou
O autor da ação, Justin Chimienti, decidiu entrar com o processo após concluir que tanto os hambúrgueres do Mc Donald’s como os da Wendy’s eram menores que os apresentados em propagandas.
O motivo disso, segundo ele, é que as promoções mostravam os hambúrgueres com a carne mal-passada. No entanto, após passarem na chapa, a carne encolhe cerca de 25%.
Em sua reclamação, Chimienti chegou a citar uma estilista de alimentos que já trabalhou nas duas empresas. No processo, ele comenta que essa profissional relatou preferir hambúrgueres mal cozidos porque, quando estão totalmente prontos, não são tão apetitosos.
Ainda na reclamação, Chimienti cita que o Wendy’s também inflou a quantidade de molhos que geralmente utiliza em seus lanches.
Sobre a decisão do juiz diante do caso
A decisão do juiz foi favorável às lanchonetes. Hector Gonzales alegou não ter encontrado nenhuma prova de que os hambúrgueres são, de fato, menores do que o anunciado.
Ele ainda disse que não é possível confirmar que o autor da ação chegou a ver os anúncios do Big Mac ou do Bourbon Bacon Cheeseburger que diz ter comprado. O texto no qual o juiz relata sua decisão tem cerca de 19 páginas.
Em sua decisão definitiva, ele atesta que nenhuma das duas redes usaram imagens diferentes para que seus hambúrgueres parecessem mais apetitosos do que são.
“As imagens não eram diferentes do uso de imagens visualmente atraentes por outras empresas para promover associações positivas com seus produtos.”
Além do mais, o juiz alegou que nenhuma das duas lanchonetes são obrigadas por lei a vender hambúrgueres por meio de publicidade.
No entanto, tanto no site do Mc Donald’s como no da Wendy’s é possível encontrar informações objetivas sobre o conteúdo calórico dos sanduíches e também sobre o peso de cada um.
Por fim, o juiz distrital também explicou que nenhuma das duas empresas estão enganando o consumidor por retratar menos coberturas do que a quantidade “pessoalmente preferida” do reclamante.
Os advogados de Chimienti não comentaram a decisão do juiz. Até o fechamento desta matéria, o Mc Donalds e a Wendy’s também não haviam se pronunciado a respeito da ação judicial.