Warner planejava Matrix 4 sem Lana Wachowski

O filme Matrix 4 / Matrix Resurrections – que foi recebido de forma morna pela crítica – poderia ter sido bem diferente. Descobrimos que a A Warner Bros. supostamente considerou filmar Matrix Resurrections sem Lana Wachowski no comando.

Lana Wachowski e sua irmã Lilly Wachowski se tornaram conhecidas após o sucesso incrível de The Matrix de 1999. A dupla liderou as duas sequências seguintes, The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions .

As irmãs também estiveram em projetos como Speed ​​Racer, Cloud Atlas e Jupiter Ascending . A dupla começou a trabalhar de forma mais independente após a série Sense8 da Netflix , que foi concluída na plataforma de streaming em 2018.

Lana Wachowski foi a única diretora e co-autora em Matrix 4, lançado em 22 de dezembro. Keanu Reeves e Carrie-Ann Moss voltaram a estrelar o novo filme e se juntaram a Yahya Abdul-Mateen II, Priyanka Chopra Jonas, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris e Jonathan Groff.

Produtor de Matrix 4 admitiu a ideia da Warner

Numa entrevista reveladora ao Collider , o produtor de Matrix Resurrections, James McTeigue, admitiu que a Warner Bros. considerou designar um diretor diferente para Matrix 4.

McTeigue, que trabalhou com as Wachowski em vários projetos, incluindo os filmes Matrix anteriores, revelou “a capacidade de fazer dinheiro” da franquia. Ele disse que a Warner Bros. foi rápida em aceitar quando Lana Wachowski finalmente expressou seu interesse no projeto, deixando claro que a Warner Bros. estava ansiosa para fazer Matrix 4 com a diretora original.

Olha. Eu acho que quando você tem uma franquia com tanto potencial de capacidade de fazer dinheiro, sempre há conversa. É da mesma forma que o universo Marvel se repete e gira sobre si mesmo, ou você tem o Homem-Aranha, ou tem o Homem de Ferro, ou Thor. Sempre há potencial para atualizar esses filmes apenas pela possibilidade de ganhar dinheiro e contar novas histórias. Não devo dizer que é apenas um pensamento puramente financeiro. Mas sim, olhe, havia versões lá fora, mas eles não pousaram na versão certa. Então, quando Lana finalmente voltou e disse: “Olha. Estou interessada em fazer outro filme ”, é claro, eles escolheram a cineasta que foi a gênese de Matrix

Matrix 4
Imagem de divulgação de Matrix 4

mesmo com a recepção fraca de Matrix 4, a Warner Bros. expressou seu desejo de continuar apoiando Lana Wachowski. A CEO do estúdio, Ann Sarnoff, já confirmou que a empresa estaria muito interessada em produzir Matrix 5 se Lana Wachowski desejasse retornar ao comando.

É possível que Lana Wachowski possa retornar para Matrix 5. Mesmo com Matrix 4 tendo um fraco desempenho nas bilheterias, arrecadando a menor receita bruta doméstica de fim de semana da franquia faturando apenas US$ 12 milhões, o universo cinematográfico oferece uma fonte confiável de renda com uma base de fãs dedicada para as próximas edições. Apesar de que, não sei mais até onde os fãs estão tão “dedicados” assim, após esse último filme.

Lana Wachowski já declarou inclusive que Matrix 4 não é o começo de uma nova trilogia. Mas, parece que a Warner vai querer espremer a franquia até o último centavo. Com ou sem Lana Wachowski.

você pode gostar também