Máscaras sociais: como reconhecer e lidar com a falsidade no dia a dia

A falsidade, motivada por objetivos pessoais ou poder, coloca em ameaça a confiança. Reconhecê-la envolve analisar fatos e outros traços de personalidade.

O conceito de uma pessoa falsa está ligado a ações contrárias ao que realmente ela pensa ou sente, tudo para conseguir criar, aos olhos das pessoas, uma imagem favorável ou para obter algum tipo de benefício próprio.

A motivação por trás de tal comportamento pode variar desde os objetivos pessoais mais calculistas, até a manipulação para conseguir chegar ao poder.

As consequências que a falsidade traz começam pelo desgaste da confiança, o qual é, sem dúvida, um elemento principal em uma relação, seja de amizade, amorosa ou profissional. Mas, quando a sinceridade é colocada em questionamento, as coisas começam a ruir.

Foto: Freepik/Reprodução

5 formas de perceber quando alguém está sendo falso

Em meio a situações como as que relatamos, muitos se perguntam: como discernir quem é sincero de quem é falso? E nós temos a resposta. Se quiser saber mais, continue lendo!

1. Atente-se aos fatos

Observar e analisar os fatos com calma pode ser um incrível aliado. Isso porque, quando uma pessoa está sendo verdadeira, suas respostas ao longo de uma conversa tendem a apresentar consistência, tanto em suas ações, palavras ou sentimentos.

No entanto, as pessoas que agem com falsidade podem demonstrar flutuações ou contradições nos mesmos pontos, seja nas atitudes ou interações com outras pessoas, além de inconsistência nos fatos.

2. Observe a linguagem corporal

O olhar e a linguagem corporal também são reveladores. Enquanto a boca pode dizer uma coisa, o corpo, muitas vezes, transmite outra.

Desvios de olhar frequentes, inquietação ou gestos que não correspondem à conversa podem indicar desconforto ou falta de sinceridade. Agitação nas pernas ou pés são um belo exemplo desse ponto, já que mostram o estado de inquietação no qual a pessoa está.

3. Analise os assuntos sobre os quais vocês conversam

Em terceiro lugar, podemos mencionar que a maneira como determinada pessoa se refere a outras na sua ausência mostra um pouco mais de detalhes sobre com quem você está lidando.

Aqueles que costumam falar mal ou revelar segredos de terceiros podem fazer o mesmo sobre você quando não estiverem presentes. Por isso, analise os assuntos e a maneira como eles são abordados.

4. Siga a sua intuição

Acredite ou não, mas a intuição é essencial na hora de tentar descobrir se uma pessoa é falsa. Isso porque todas as pessoas possuem um instinto natural, algo semelhante a um sexto sentido, que muitas vezes é desenvolvido ao longo das experiências de vida.

Então, se algo ou alguém lhe parecer estranho e despertar uma sensação incômoda, vale a pena prestar atenção enquanto essa pessoa estiver falando e tomar cuidado redobrado.

5. Identifique reações exageradas

    Em último lugar, porém não menos importante, temos as reações exageradas. Ao estar com uma pessoa, é possível perceber quando há uma reação forçada, seja uma risada ou um elogio.

    Por isso, se você começar a perceber que alguém está tendo reações exageradas ou parece estar constantemente em busca de drama ou atenção, tome cuidado! Pode ser uma tentativa de manipular os que estão a sua volta.

    você pode gostar também