Além das fronteiras japonesas: 3 mangás de outros países asiáticos que merecem sua atenção

Conheça opções de mangás que fogem das tradições japonesas.

Nos últimos anos, o mundo dos quadrinhos tem sido amplamente dominado pela influência e popularidade dos mangás japoneses. No entanto, há um vasto universo de histórias além das fronteiras do Japão, especialmente em outros países asiáticos.

Essas histórias em quadrinhos (HQs) não apenas apresentam estilos de arte únicos, mas também exploram narrativas ricas e cativantes, muitas vezes mergulhando em temas culturais e sociais específicos de cada região. Abaixo, listamos três mangás que são originários de países asiáticos diferentes do Japão.

Mangás criados além das fronteiras do Japão

1. ‘O Menino do Kampung’ (Malásia)

Esse mangá aborda uma temática autobiográfica sobre a infância do autor. A trama tem um estilo lúdico e conta a história de Datuk Mohammad, que cresceu em meio à uma Guerra Civil.

Assim, o autor ilustra aos leitores como foram seus primeiros anos de vida crescendo no interior da Malásia e ambientados em uma guerra.

Imagem: Reprodução/O Menino do Kampung

2. ‘O Peixe Mágico’ (Vietnã)

O mangá conta a história de Tiến, um jovem imigrante vietnamita que vive nos Estados Unidos. Ele enfrenta uma barreira linguística com seus pais, que não falam inglês fluentemente.

Para se conectar com sua mãe, Tiến usa a linguagem dos contos de fadas e dos mitos vietnamitas, compartilhando histórias com ela e criando um vínculo através dessas histórias.

mangá
Imagem: Spider145/Reprodução

3. ‘O Divino’ (Israel)

A trama segue um grupo de engenheiros ocidentais que são contratados para construir uma usina em uma nação fictícia do sudeste asiático, devastada pela Guerra Civil.

Conforme avançam com o projeto, eles descobrem a existência de seres sobrenaturais conhecidos como “Os Divinos”, crianças com poderes extraordinários que foram envolvidas no conflito armado.

À medida que a história se desenrola, os engenheiros são arrastados para uma conspiração perigosa e orgânica, com enfrentamentos éticos e vivenciando os horrores da guerra.

mangá
Imagem: O Vício/Reprodução
você pode gostar também